Semear Sonhos: elenco da CASACOR SC | Florianópolis interpreta o tema nacional de 2025

Foto: Divulgação

Em 2025, a CASACOR lança um convite poético e provocador: “Semear Sonhos”. O tema nacional chega a Florianópolis como um campo fértil de ideias, no qual arquitetos, designers e paisagistas revelam suas visões sobre como projetar espaços que transcendem a estética e exploram a ideia de plantar intenções hoje para colher transformações amanhã, em ambientes que falam de memória, sustentabilidade e novas formas de viver.

Entre metáforas que remetem à terra, às raízes e ao florescimento coletivo, os profissionais de Santa Catarina apontam caminhos que unem técnica, sensibilidade e propósito para um futuro que começa a ser cultivado agora. “Semear Sonhos” é mais do que um tema: é um convite para cultivar visões de futuro. Veja, a seguir, como alguns profissionais do elenco interpretam o tema. 

Sabrina Barros

Foto: Camila Stuart

Sabrina Barros tem 45 anos e é natural de São João do Sul, SC. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil de Torres/RS, atua há 19 anos, em projetos arquitetônicos, de interiores, comerciais e residenciais.

Pela segunda vez na mostra, Sabrina, conta como trouxe o tema “Semear Sonhos” para o ambiente. A inspiração vem dos sonhos de seus antepassados: “Das histórias contadas pelo meu avô Julio, onde ele lembrava orgulho da sua avó Mariana que fazia louças de barro e saía para vender com seu cavalo para poder alimentar sua família. Eu sou fruto do semear dela e continuo semeando os seus sonhos através dos meus”.

Luma de Araújo

Foto: Camila Stuart

Estreante na mostra, Luma de Araújo tem 33 anos e é natural de Florianópolis. Graduada em Design de Interiores pelo Cesusc e em Arquitetura e Urbanismo pela Estácio, atua há 14 anos na área, com experiência em projetos de interiores residenciais, comerciais e corporativos, além de projetos arquitetônicos completos.

Perguntada sobre como trouxe o tema “Semear Sonhos” para o ambiente, Luma responde: “Trouxemos o tema ‘Semear Sonhos’ para o ambiente a partir da ideia de que sonhar é também cultivar, com intenção, paciência e cuidado.

Cada escolha feita no projeto foi pensada como uma semente: os materiais naturais, os elementos com memória, as formas orgânicas e o uso consciente dos recursos representam esse plantio simbólico, que floresce em afeto, beleza e permanência.”

Nicole Oliveira

Foto: Camila Stuart

Em sua terceira CASACOR SC, Nicole Oliveira, 30 anos, é natural de Florianópolis (SC). Arquiteta e urbanista, é graduada pela Universidade Estadual de Santa Catarina, com especialização em design de interiores. Atua na criação de espaços contemporâneos com identidade afetiva, unindo funcionalidade, estética e memória. À frente do seu próprio escritório, desenvolve projetos residenciais e comerciais. 

Veja o que Nicole declara sobre como trouxe o tema “Semear Sonhos” para o ambiente: “A semente está presente como símbolo, mas também como processo. Semear sonhos aqui significa cultivar um espaço que permita presença, acolhimento e amadurecimento, sem pressa.

Cada elemento, da materialidade às texturas, foi pensado para evocar sensações e abrir espaço para pausas conscientes. Sonhar também exige preparo, raízes e paciência. O meu ambiente na mostra é o solo onde essa colheita acontece.”

Leonardo Simões

Foto: Camila Stuart

Em sua terceira participação na CASACOR SC, Leonardo Simões, 29 anos, é natural de Foz do Iguaçu, PR. Arquiteto e Urbanista formado em Porto Alegre em 2018, é pós-graduado em design de interiores com especialização em iluminação. Atualmente residindo em Florianópolis, atua no litoral catarinense.

“Meu projeto traduz o tema “Semear Sonhos” ao criar um ambiente como um ecossistema vivo, onde a harmonia entre pessoas e espaço reflete os pilares da CASACOR SC 2025.

A proposta busca sonhos coletivos, criando um ambiente para encontros e experiências que se conectam. A escolha de materiais naturais e a fluidez do layout representam a integração entre urbano e natural, enquanto o design contemporâneo e funcional reforça a confluência de saberes, unindo estética, sustentabilidade e convivência.”

Adriana Alves e Carolina Soder

Foto: Camila Stuart

As estreantes Adriana e Carolina respondem como trouxeram o tema “Semear Sonhos” para o ambiente: “Nosso sonho é fazer pensar em como estamos influenciados por outras culturas, que acabamos valorizando lindas espécies de plantas de outros países e continentes que não fazem parte da biodiversidade brasileira, como as Oliveiras por exemplo, que são maravilhosas em seu bioma, mas não fazem parte da identidade brasileira.” 

Adriana Alves, 59 anos, é natural de Florianópolis, psicóloga clínica desde 1989 e paisagista desde 2012. Atua nas duas profissões. Paisagista amante da natureza e sua harmonia de cores, formas e texturas.

Acredita em paisagismo ecológico e sustentável. Carolina Soder, 41, natural de Ibirubá, RS, é arquiteta e urbanista pela Universidade Estácio de Santa Catarina, especialista em Paisagismo pelo Instituto Brasileiro de Paisagismo e Designer de Interiores e pelo Cesusc, além de ser graduada em História pela Universidade de Passo Fundo. 

Maria Eduarda Werlich e Danielle Ceriotti

Foto: Camila Stuart

As estreantes Maria Eduarda Werlich e Danielle Ceriotti afirmam que, inspiradas no tema “Semear Sonhos”, trouxeram um projeto que representa o desejo silencioso que mora em cada pessoa: o desejo de se reconectar com o próprio corpo, de respirar fundo e de sonhar acordado. “Aqui, a natureza é cúmplice, e o design é um portal para o imaginário pessoal.”

Maria Eduarda Werlich Farias, 31 anos, é natural de Florianópolis. Tem graduação pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2020 e especialização Master em Lighting Design em 2024 pela IPOG.

Sua atuação é voltada ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos, interiores, residencial e comercial e visualização arquitetônica (archviz). Danielle Ceriotti Dzobanski, 29 anos, natural de Florianópolis, tem graduação pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2019.

Pós-graduanda pela PUC/RS em Design de Interiores com finalização em outubro de 2025. Atuação voltada ao desenvolvimento de projetos de interiores residenciais e comerciais.

Sobre a sede

O Parque Gráfico que sedia a CASACOR SC | Florianópolis 2025 é um endereço histórico da mídia catarinense, onde por mais de três décadas foram impressos os jornais da NSC, como o Diário Catarinense e o Hora de SC. Com a evolução da comunicação no digital, os jornais foram integrados ao portal NSC Total, ampliando seu alcance em um mundo mais conectado, com publicações em tempo real. Já a edição impressa, chega para os assinantes aos finais de semana.

Leia também

Em destaque