No último dia serão premiados profissionais com o Troféu Pandora
Últimos dias para conferir a CASACOR Bahia 2023, que encerra com sucessos de público a sua 27ª edição, no próximo domingo, 24 de setembro, na Alameda dos Sombreiros, 440, no Caminho das Árvores. Com esta edição, a mostra baiana retoma a sua posição entre as três maiores no cenário nacional.
Desde a abertura, 27 de julho, centenas de pessoas têm percorrido diariamente os 38 ambientes na antiga residência da família Ribeiro Lima, assinado por 37 profissionais consagrados e da nova geração da arquitetura baiana. Entre o moderno e o clássico, a mostra se destaca com projetos que fogem de cenários apoteóticos, trazendo ambientes com propostas que criam desejos reais no público.
No domingo, a 27ª edição do evento será encerrada com a cerimônia de premiação do Troféu Pandora CasaCor 2023, patrocinado pelo Grupo Civil. O troféu, uma escultura criada pelo artista plástico Bel Borba, será entregue a duas premiações na categoria Melhor Ambiente, uma escolhida pelo júri técnico e outra pelos profissionais que participam da mostra. Durante a cerimônia, o júri também vai revelar os dois profissionais que receberam a Menção Honrosa. Antes de iniciar a festa de encerramento, o curador e CEO da mostra, Calos Amorim, anunciará a data e local da edição da CASACOR Bahia 2024.
“Esta edição de 2023 foi mais do que especial para a CASACOR. Ela nos ofereceu um conceito que passa a ser uma marca transversal de todos os eventos que vamos fazer: a Casa Viva. A ideia é criar uma casa que pulsa em todos os ambientes, com a maior parte deles sendo palco para eventos funcionais. Assim, vamos atrair o público de forma que as experiências possam ser compartilhadas por todos que admiram e gostam da marca e dos projetos da CASACOR”, revela Carlos Amorim, acrescentando que foi muito importante reafirmar o posicionamento da mostra com o mercado imobiliários, como com o Grupo Civil”.
Até domingo, o público vai poder se conectar às novas tecnologias e conhecer os conceitos orgânicos do mercado em iluminação, acabamentos e mobiliário. Dos amplos aos pequenos espaços, integrados com muito paisagismo, não faltam ideias criativas e sugestões de como morar bem.
Além dos espaços projetados e decorados dentro das tendências contemporâneas, a CASACOR chega a uma temporada com muita diversão, encontros e celebrações. Nesta edição, a gastronomia ganhou espaços com restaurantes e bares criados em ambientes modernos, aconchegantes e confortáveis. A badalação também ficou por conta das festas na CasaCor Boate e dos encontros gastronômicos, com participações de grandes chefs e artistas.
O mobiliário orgânico mantém o protagonismo nesta edição, presente praticamente em todos os ambientes com suas formas que quebram o rigor matemático na arquitetura. O traço brutalista é substituído pelos materiais orgânicos, contornos da natureza e do corpo humanob como propões o tema da CASACOR 2023: Corpo & Morada. Além de móveis, o orgânico está presente nos contornos dos tapetes, espelhos, janelas e luminárias. O mobiliário tradicional, com suas formas tradicionais, estão presentes em uma maior proporção em alguns ambientes.
Nesta edição, os tons claros e neutros, referência arquitetônica do Recôncavo, se destacam contrapondo com os terrosos, uma estética do sertão. Entre as cores mais acesas, como o verde, rosa e azul, estão vivas em muitos ambientes, assim como as paredes com efeitos e técnicas de pintura, das lisas às texturizadas, que surgem em profusão.
Em Salvador, a mostra conta com o patrocinador master Deca, os oficiais Coral, carro Audi, banco BRB e Salvador Shopping. Os fornecedores oficiais são AGC, Artenelle, Norvidro e Parâmetro Modular, além da Avatim, Veja e Rádio Mix.