Suvinil lança estudo anual de tendências e revela a cor de 2024

Em um mundo com grandes mudanças ocorrendo constantemente e a evolução tecnológica trazendo novas formas e velocidade para sociedade, fica o questionamento: como encontrar o equilíbrio? Esse é o cenário que norteia o Suvinil Revela 2024+, estudo anual de tendências e cores que a marca lança há mais de uma década e que chega agora em sua 15ª edição.

Nomeada de Inteligência Cromática, a pesquisa elege um tom azul claro, chamado Conforto, como a cor do ano, acompanhado por outras 29 cores divididas em cinco paletas são elas: o silêncio, a terra, a cura, o tempo e o infinito. E refletem essa busca pelo equilíbrio, constância, conexão e criatividade.

Conduzido, pelo quarto ano consecutivo, pelo consultor de cores e diretor criativo Michell Lott, o estudo apresenta tons que guiam as sensações pelo caminho do descanso do corpo e da mente, criando um contraponto com a rapidez das mudanças do mundo, possibilitando uma reconexão com as nossas origens para que, assim, a criatividade esteja no centro da vida. Essas cores se dividem entre as paletas Silêncio, Terra, Cura, Tempo e Infinito.

“Observamos, a partir da pesquisa de tendências nas mais diversas áreas, que se antes o conhecimento era a moeda mais valiosa que poderíamos oferecer, hoje, com a Inteligência Artificial e ferramentas como o ChatGPT, o que temos a oferecer de mais precioso é a nossa criatividade, já que criar coisas não é mais tão desafiador. Dentro do cenário de design de interiores, identificamos a busca por constância e equilíbrio, uma importante fonte de reconexão conosco que estimula a nossa imaginação”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil e diretor criativo do Revela 2024+ ao comentar sobre as escolhas por tons mais neutros.

Sobre Conforto

A cor de 2024 vem para trazer o que mais buscamos quando precisamos desacelerar, dar um passo para trás e buscar o equilíbrio: Conforto. Esse azul fresco, claro e neutro, nos aproxima de uma conexão com a natureza, por remeter ao tom do céu, além de se conectar com universos digitais, com os quais lidamos diariamente.

“O fato de ser uma cor mais fria, clara e levemente acinzentada, cria um contraponto com os terrosos e amadeirados quentes que estão em alta nos últimos tempos gerando, assim, o equilíbrio cromático perfeito para refletir o que buscamos para o estudo de cores de 2024: frescor e descanso para mentes aceleradas”, comenta Lott.

Silêncio

Foto: André Klotz

Como não se sentir perdido com tantas informações e estímulos? Ficar em silêncio em um ambiente de calmaria é essencial para organizar o fluxo de ideias. É nesse sentido que a paleta Silêncio se materializa com tons naturais claros, desbotados, neutros e dessaturados, que são capazes de criar um porto seguro, animador e energizante.

Terra

Foto: André Klotz

A conexão com a natureza e com a terra estimula os sentidos e nos leva diretamente para nossas origens, resgatando sentidos de ancestralidade e essência. Por isso, Terra traz cores em tons terrosos, quentes, com textura e que representam um apreço pela terra. Esta paleta é apresentada por meio do produto Suvinil Toque da Terra, massa para efeitos com pigmentação 100% mineral, que resulta em menor impacto ambiental. Esse produto foi lançado em 2023, com cinco cores e agora ganha nova tonalidade: Argila Rosada.

Cura

Foto: André Klotz

Para quem busca equilibrar o mundo offline com a realidade cada vez mais conectada, sem renegar os avanços tecnológicos, mas com um pé na serenidade, a paleta Cura chega para mostrar que tons pasteis oferecem um visual futurista, ao mesmo tempo que trazem alegria, maciez visual e tranquilidade. Muito utilizados em criações de Inteligência Artificial, esses tons produzem uma sensação mista entre o acolhimento e o apelo fantástico.

Tempo

Foto: André Klotz

A nostalgia, não necessariamente melancólica, permite relembrarmos nossos valores, nossa cultura e quem somos. É nesse sentido que a paleta Tempo apresenta cores clássicas, empoeiradas e um pouco mais quentes que, em combinações contrastantes e exuberantes, geram um sentimento de pertencimento, acolhimento, otimismo e criatividade.

Infinito

Foto: André Klotz

O espaço, o fundo do mar, as galáxias, as estrelas e os sonhos podem apresentar todas as possibilidades do universo. As cores escuras e acinzentadas da paleta Infinito evocam uma viagem por esses lugares e permitem um olhar para si, estimulando a criatividade, sem perder o drama e a elegância.

Curadoria Suvinil

Além de apresentar como as tendências atuais influenciam na decoração, o Suvinil Revela 2024+ facilita a tomada de decisão na escolha da cor, tanto de consumidores, quanto de arquitetos e designers, com uma curadoria de tons que estão em alta no momento. “Nesses mais de 60 anos de atuação, conhecemos as dificuldades da jornada de pintura e aprendemos como criar melhores soluções, como é o caso do Suvinil Revela. O estudo oferece uma curadoria refinada de cores que estão em alta e indica a melhor maneira de usá-las, facilitando o processo de escolha do consumidor na hora de pintar e de arquitetos no desenvolvimento de projetos”, explica Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil.

A iniciativa tangibiliza o que a Suvinil quer comunicar na campanha recém apresentada “Com Suvinil, Tá Fácil, Tá em Casa”, que reforça que a marca está presente em diversos momentos de vida dos consumidores, como a solução mais fácil para quem quer pintar a casa.

Para saber mais informações sobre o estudo e as cores, não deixe de conferir o catálogo completo do Suvinil Revela 2024+. Acompanhe as inspirações da marca com o estudo recém-lançado em diferentes conteúdos ao longo deste e do próximo ano, acessando seu perfil do Instagram, @tintas_suvinil, ou Pinterest.

Reconhecimento internacional de design

Neste ano, o estudo Suvinil Revela 23+ “O Poder das Cores”, que elegeu a cor Calcita Alaranjada, foi premiado pelo Red Dot Design Award, um dos selos internacionais mais renomados em design do mundo, na categoria “Brand Design & Identity”. A premiação reconhece a relevância do estudo como uma plataforma de tendências no universo das cores.

“Receber o reconhecimento internacional por um estudo realizado integralmente no Brasil, que analisa tendências globais e regionais é uma honra e um indicador muito valioso para a marca. O prêmio reforça a contribuição do estudo para o desenvolvimento do mercado de decoração, arquitetura e design nacional. Estamos muito felizes com essa conquista”, celebra Sylvia Gracia, Gerente de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil, responsável pelo desenvolvimento do Suvinil Revela.

Mais novidade: Guia de Escolha de Cores

E para ampliar a experiência da escolha de cor, a marca também apresenta o Guia de Escolha de Cores. A ferramenta consiste em guiar os consumidores em 3 passos, por meio de perguntas e referências de tonalidades, a encontrar a cor que desejam – também é possível comparar os tons selecionados.

“Sabemos que muitas vezes descrever a tonalidade que temos em mente pode ser desafiador e, partir desse guia, com algumas referências visuais, podemos facilitar esse processo”, finaliza Sylvia. A experiência com o Guia de Escolha de Cores está disponível no digital e em breve estará, também, nas lojas físicas que revendem Suvinil.

Leia também

Em destaque