Tramontina investe em tecnologia própria na produção de coifas de cozinha

Única fabricante brasileira no segmento, marca aposta em inovação com modelos desenvolvidos em centro de pesquisas interno

As coifas vêm ganhando cada vez mais relevância em projetos residenciais, principalmente quando o assunto é uma cozinha planejada – sendo indispensáveis para retirar ou filtrar os odores adequadamente, e também agregando à estética do ambiente. Enquanto um país de dimensões continentais como o Brasil representa um enorme potencial de demanda para o segmento, a Tramontina se destaca por ser a única fabricante brasileira de coifas residenciais. O portfólio variado da empresa já conta com mais de 30 modelos, desenvolvidos com base em estudos feitos em um centro de pesquisas próprio. O investimento em inovação é focado em quatro pilares estratégicos para competir no mercado: eficiência de sucção, baixo ruído, design e conectividade.

Representando a indústria nacional, a Tramontina possui uma fábrica especializada em cubas, acessórios e eletrodomésticos desde 1998. Localizada em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, a unidade emprega mais de 330 colaboradores atualmente.

Com quase 20 anos de atuação da empresa no segmento, o diretor Felipe P. Lazzari explica que o foco está na qualidade. Por isso, foi criado em 2009 o Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPED), com uma área construída de 530 metros quadrados e laboratórios específicos para realização de ensaios de eficiência e de repetibilidade, controle de qualidade, além de um espaço gourmet para testes práticos. O local recebeu investimento de cerca de R$ 2 milhões para orientar as inovações nos produtos criados pela fábrica.

“O CIPED tem sido fundamental para o aprimoramento contínuo dos nossos produtos, contribuindo para a inovação e a competitividade da Tramontina no mercado. Toda essa preparação técnica permite que estejamos na vanguarda no segmento de coifas residenciais de cozinha no Brasil”, afirma Lazzari.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento garantem padrão internacional de qualidade

As coifas podem ser instaladas tanto no sistema de depuração (que filtra o ar e devolve ao ambiente) quanto no de exaustão (que ameniza os odores jogando-os para fora da casa). Um equipamento bem equilibrado oferece uma vazão – volume de sucção – suficiente para trocar o ar da cozinha 12 vezes em uma hora, além de um ruído confortável ao usuário. Mas, apesar de existir uma norma internacional, as regras para a medição de vazão e ruído no Brasil não são compulsórias.

“Nós somos a única fabricante nacional com laboratório equipado para fazer este controle de forma rigorosa. Considerando as variáveis do tipo de instalação, por exemplo, sempre declaramos a vazão conforme a norma IEC 61591. Isso faz muita diferença, pois o consumidor vai receber a eficiência exata que adquiriu”, afirma Lazzari. “A dica para o cliente, ao avaliar a compra de uma coifa, é sempre conferir se o fabricante está seguindo o padrão internacional”, recomenda.

Outro exemplo desenvolvido a partir de pesquisas internas foi a criação de soluções mais silenciosas, atendendo a uma das principais preocupações dos consumidores de coifas. “Foram cerca de 30 meses de testes e pesquisa a fim de tornar possível o lançamento de algo inédito até então: um modelo com motor instalado a até 12 metros de distância da coifa”, comenta Lazzari. A linha de Coifas Split resultou em uma expressiva redução de 55% do volume de ruído gerado comparado a outros modelos. Mais tarde, as coifas Silent Pro também foram desenvolvidas permitindo este formato de instalação fora da casa do consumidor, sem necessidade de proteção contra intempéries.

A conectividade é outro pilar que orienta a inovação e incrementa os novos modelos da marca. Primeira coifa conectada produzida no Brasil, a Cube Isla, lançada em 2023, utiliza tecnologia inteligente, podendo ser acionada por comando de voz ou pelo comando eletrônico via aplicativo TSmart (aplicativo da Tramontina para a conexão de produtos inteligentes). Ou seja, é possível ligar, desligar, alterar a velocidade, acionar as luzes e o timer, além de receber notificações para limpeza dos filtros metálicos e renovação ou troca do filtro de carvão, tudo de forma remota. “Isso valoriza a experiência do consumidor, pois torna o uso do produto ainda mais prático”, justifica Felipe P. Lazzari, diretor da Tramontina.

Embutida, colorida ou revestida em pedra: foco na personalização

Muito embora a eficiência seja requisito indispensável, o apelo estético ou a capacidade da coifa de se integrar ao projeto da cozinha de forma harmônica podem determinar a escolha do cliente. Seja como for, isso resulta em uma demanda em expansão. Ciente disso, a Tramontina investe em diferentes modelos e revestimentos. “Acreditamos na diversificação da oferta e no aprimoramento constante das soluções para impulsionar este mercado. Para isso, entendemos que o consumidor busca não apenas a qualidade que já oferecemos: ele quer deixar a cozinha do seu jeito”, aponta Lazzari.

Por isso, o modelo Cube Isla ganhou, em 2024, duas novas versões, com foco na personalização. A Color2U, lançada na Expo Revestir, oferece uma gama de cores, permitindo ao cliente escolher, entre 24 opções, a que mais se adeque à sua decoração. Já a Stone2U traz o conceito do revestimento em pedra, que pode combinar com as bancadas da cozinha. O modelo, também apresentado na feira, contou com uma parceria com a Michelangelo Mármores do Brasil, responsável por jazidas de pedra natural no país, e com a Granitos.com, reconhecida por transformar em arte diferentes tipos de pedra.


Já quando a proposta do projeto é ter uma coifa que fique discreta no ambiente, a Incasso é um dos modelos que mais têm se destacado. Essa é uma opção para quem não quer que o equipamento apareça na cozinha, ou seja, a coifa não é parte da decoração.  Instalada de forma embutida, diretamente na marcenaria, tem a vantagem de não ocupar muito espaço no móvel.

Nessa mesma linha, ganham espaço também os modelos de cooktops com coifas integradas. Pensando nisso, a Tramontina desenvolveu o DUO, que concilia as duas peças fundamentais para a cozinha. Com a vantagem da economia de espaço, ele pode ser instalado no modo semi-flush, por cima da bancada, ou no modo flush, com a superfície nivelada, realizando a integração perfeita com o ambiente sem ter a coifa no campo de visão. Além disso, o sistema de cozimento por indução tem sido cada vez mais desejado pelos consumidores como uma opção eficiente, rápida, segura e fácil de limpar.

Leia também

Em destaque