Resíduos retirados do litoral brasileiro são incorporados à produção de dois dos modelos de móveis plásticos da marca mais demandados pelo mercado
Todos os anos 8 milhões de toneladas de plástico invadem os oceanos, contribuindo para a previsão sombria de que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. A fim de dar novo destino a uma parte dos resíduos retirados no litoral brasileiro, a Tramontina se uniu ao Grupo Clean Plastic, responsável pelo beneficiamento do material recolhido pela ONG Eco Local Brasil, que realiza mutirões de limpeza das praias, e criou a nova linha Oceano +Clean.
Uma parte da produção dos móveis foi remodelada para incluir o plástico retirado de áreas litorâneas em parte de sua composição. Outra parcela continua sendo fabricada com a matéria-prima tradicional. A coleção agrega valor ambiental, social e garante o bem-estar da vida marinha em mais uma iniciativa comprometida com a sustentabilidade da marca.
O material retoma seu ciclo de vida nas cadeiras Isabelle e Gabriela, ambas disponíveis nas cores preto, verde e azul. “O projeto Oceano +Clean não se limita à produção de móveis sustentáveis. É uma missão que abraça a responsabilidade ambiental e social ao impulsionar a reciclagem, gerando renda e inovação”, destaca o diretor da Tramontina Rui Baldasso.
Lançamento ocorreu no Dia Mundial da Terra. Inicialmente, será lançado um lote piloto de 1 mil unidades de cada cor dos modelos, mas o objetivo, segundo Baldasso, é expandir a fabricação. Os produtos estão alinhados a uma demanda do consumidor contemporâneo por itens com procedência comprovada, sem abrir mão do apelo estético, durabilidade e qualidade (suportando até 182 quilos). O plástico retirado das áreas litorâneas e usados na fabricação das cadeiras da linha Oceano +Clean tem 100% de rastreabilidade garantida.
Já à venda no e-commerce da Tramontina e nas lojas físicas oficiais da marca, as cadeiras são identificadas por uma tag em papel com o nome da coleção preso por um cordão de sisal. A embalagem também é ecológica, com uso reduzido de plásticos, caixa em papel 100% reciclado e papel protetor do produto em kraft.
Além do Oceano +Clean, a Tramontina tem outras linhas com plástico sustentável em sua composição, como as cadeiras ECO, feitas com polipropileno reciclado com o selo WENEW, e Circular Economy, fabricados dentro do conceito de economia circular, produzidos a partir de resinas pós- consumo (PCR). Todo plástico que entra na Tramontina Delta, localizada em Pernambuco e voltada à fabricação de produtos em plástico, ganha um destino certo. Internamente, é feita a transformação de resíduos gerados na fabricação de novos novos itens.
Tramontina Transforma abrange frentes de sustentabilidade da marca
A sustentabilidade está no centro das decisões da Tramontina. As práticas sustentáveis já fazem parte da história da marca centenária que, em 2014, criou o Comitê Ambiental, com o objetivo de alinhar e aprimorar as práticas de gestão ambiental da empresa.
Em 2021, deu início aos trabalhos do Comitê ESG, avançando ainda mais nos temas de sustentabilidade de forma corporativa. Como primeira ação do grupo de trabalho, foi desenvolvido o Relatório de Sustentabilidade da Tramontina, que é elaborado anualmente e integra informações corporativas e as ações de sustentabilidade realizadas pela empresa. Para unificar a comunicação, surgiu o conceito Tramontina Transforma, que abrange todas as frentes de sustentabilidade da marca e embala toda essa evolução feita ao longo dos anos.
Hoje, a Tramontina mantém 2.900 hectares de Áreas Preservadas com vegetação arbórea, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e Matas Nativas Preservadas, além de mais de 3 mil hectares de áreas plantadas – chamadas florestas de produção, com uma base sólida e renovável, para fornecer madeiras para utilização nas fábricas. A empresa investe em tecnologias limpas para reduzir e controlar a geração de resíduos sólidos, líquidos e emissões atmosféricas.
Sobre a Tramontina
A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em nove unidades fabris – sete no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.
Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.
Sobre a W3haus
A W3haus é uma agência cocriativa e full service do ecossistema Haus. Fundada no ano 2000, conta com operações em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Nestes 24 anos, vem construindo história para grandes marcas e obtendo reconhecimento, como os prêmios internacionais Cannes Lions, D&AD, Effie Awards, One Show e Webby Awards. Em 2020, foi adquirida pelo Grupo Stefanini, multinacional brasileira presente em 41 países e amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras com a visão de enfrentar os desafios de negócios e marcas dos clientes de ponta a ponta.