Teve início nesta segunda, 10, e segue até quinta, 13, o I ARQ&ENG – Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento de um Futuro Sustentável. A iniciativa dos cursos de Engenharia e Arquitetura da UNEF reúne uma programação com palestras, oficinas, competições, stands e muita troca de experiência.
Para o pró-reitor acadêmico, Getúlio Bomfim, o objetivo é trazer inovação, pensando na perspectiva multidisciplinar. “Os profissionais, hoje, não trabalham de forma isolada, engenheiros e arquitetos precisam se unir. E, a partir disso, tivemos a ideia de juntá-los para abordar temas que são comuns nas duas áreas”, comenta.
A coordenadora dos cursos de Engenharia da UNEF, Fernanda Mansani, explica que a ideia surge como forma, também, de superar uma possível disputa entre as áreas. “Os alunos precisam ver que as áreas trabalham juntas. Eles abraçaram a ideia e estamos com mais de 600 alunos inscritos, que apoiaram a iniciativa”, destaca.
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Filipe Albuquerque, concorda. “A princípio, é um evento para unir todas as engenharias e a arquitetura. Fomentar a ideia de que essas profissões trabalham de mãos dadas no mercado. Trouxemos diversas empresas que se comunicam entre si para gerar trabalhos de arquitetura, de engenharia, produtos que fazem parte desses dois nichos”, enfatiza.
Integração e inovação como eixos centrais do evento reforçam o compromisso com a formação de profissionais capazes de desenvolver soluções sustentáveis e tecnológicas no mundo contemporâneo. Para discutir o assunto, na primeira noite, a UNEF recebeu o engenheiro de processo sênior da Acelen, John Kennedy Fernandes, e a professora Cristiane Pimentel, doutora em Engenharia de Materiais e membro sênior do IEEE. Ela destaca a falácia de que a tecnologia vem para retirar o poder da empregabilidade e a necessidade de desmistificar isso. “O modelo de negócio vem modificando e precisamos saber trazer isso para o nosso dia a dia”, afirmou a professora.
Quem também fez parte do evento neste primeiro dia foram os arquitetos do escritório Ivan Rocha Arquitetura, Ivan Rocha e Carlos Pinillos. Pinillos destaca a iniciativa de trazer profissionais atuantes no mercado para passar a experiência do dia a dia para os alunos. “Eu e Ivan Rocha viemos trazer um pouco da nossa trajetória dentro e fora de Feira de Santana, com foco nos projetos do Grupo Nobre, algo que acho enriquecedor pra eles”, pontua.
A professora Gardênia Vaccarezza é engenheira civil e arquiteta, conhece os dois universos, e fala sobre as profissões se completarem. “A melhor maneira de se construir é que um arquiteto planeje e o engenheiro construa. E um evento como esse vai mostrar isso ao público”, fala.
O I ARQ&ENG segue até o dia 13 de novembro no Centro Universitário UNEF, reunindo atividades que integram teoria e prática. Nos próximos dias, o público poderá acompanhar exposições, oficinas técnicas e interdisciplinares, competições acadêmicas e tecnológicas, além de palestras com convidados e o tradicional Rito de Passagem ArqUrb. O evento será encerrado com uma atração musical e o anúncio da próxima edição, celebrando a integração entre os cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.




