Em parceria com o CESAR e Neurobots, a companhia desenvolverá um novo protótipo para aperfeiçoamento tecnológico e funcional do aparelho
Tecnologia pioneira e inovadora, “Batom Inteligente” utilizará inteligência artificial e será capaz de aplicar o batom automaticamente, sem borrar, respeitando os limites do lábio, diferenciando-o com precisão. O dispositivo eletrônico permitirá que pessoas com deficiência visual ou com limitação motora nos membros superiores, possam usar batom sem qualquer dificuldade ou erro de contorno com o simples acionamento de um botão.
“Estamos muito contentes de termos chegado a mais uma fase do Batom Inteligente. Esse é um projeto realizado em muitas frentes de atuação, com participação dos nossos times internos, parceiros e consumidores. Todos estão de alguma forma contribuindo para o desenvolvimento desse equipamento que visa proporcionar mais inclusão e acessibilidade no mercado de beleza e cosméticos”, celebra Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
Com previsão de início neste mês, o desenvolvimento do novo protótipo deve ser finalizado em seis meses. “Neste novo momento vamos aumentar o nosso banco de dados, a fim de obtermos diferentes imagens de lábios de diversas etnias e formatos para tornarmos a nossa inteligência artificial mais robusta e capaz de diferenciar e aplicar o batom com maior precisão”, explica Dieamant.
Com duas patentes depositadas, “Batom Inteligente” é resultado de pesquisas realizadas nos últimos anos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).
E como o batom inteligente vai funcionar?
Através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão.
Ainda em testes, o aparelho terá indicações sonoras e visuais para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível.