
Com um investimento de 20 milhões em quatro pilares, iniciativa une parceiros estratégicos a fim de apoiar bilhões de pessoas que vivem com doenças de pele em todo o mundo
O Grupo L’Oréal acaba de anunciar o L’Oréal Act for Dermatology, iniciativa liderada pela divisão de Beleza Dermatológica com o objetivo de democratizar o acesso à saúde da pele para os 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo afetadas por doenças dermatológicas. O programa, que conta com o investimento de 20 milhões ao longo de cinco anos, firma uma parceria com a Fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate às doenças de pele comuns e às doenças tropicais negligenciadas (DTNs), aumentando a conscientização global sobre o impacto dessas condições.
“O L’Oréal Act for Dermatology representa nosso compromisso inabalável de melhorar a vida de bilhões de pessoas que sofrem com o impacto físico, mental e emocional das doenças de pele, enfrentando desafios no acesso aos cuidados dermatológicos”, afirma Myriam Cohen-Welgryn, Presidente da Divisão de Beleza Dermatológica da L’Oréal. “Como líderes em dermocosméticos, temos a responsabilidade de agir. Trabalhando de perto com dermatologistas, profissionais de saúde, instituições científicas e organizações globais como a OMS, podemos dar um passo monumental para tornar a saúde da pele acessível a todos, em qualquer lugar, sem deixar nenhuma comunidade para trás.”
A crise dos ‘Desertos Dermatológicos’
Resultados preliminares do Global Access to Skin Health Observatory — um estudo pioneiro realizado em parceria com a Liga Internacional das Sociedades Dermatológicas (ILDS) — destacam disparidades alarmantes nos cuidados dermatológicos. Mais de um terço dos países têm apenas um dermatologista ou menos por 100.000 habitantes, afetando cerca de 3,5 bilhões de indivíduos em todo o mundo. No Brasil, um país com grandes desigualdades no acesso à saúde, Ricardo Romiti, Professor do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), alerta sobre as consequências reais do acesso limitado a esses especialistas.
“No Brasil, os dados variam dependendo dos sistemas de saúde e da região (cidades grandes ou pequenas; áreas urbanas versus rurais). No entanto, um estudo amplo avaliou o tempo necessário para agendar uma consulta dermatológica privada, utilizando uma amostra aleatória de 14% dos dermatologistas brasileiros. A pesquisa simulou o agendamento de consultas clínicas de emergência. O tempo médio de espera variou de seis dias úteis (pagamento direto) a sete dias úteis (convênio médico). O número reduzido ou mesmo a ausência de profissionais, as longas distâncias para centros especializados, as restrições técnicas à tele dermatologia, a falta de computadores e a indisponibilidade de unidades de internação indisponíveis são alguns dos fatores que dificultam o acesso a um especialista”, comenta.
Fechando as lacunas no acesso à saúde da pele
O fundo L’Oréal Act for Dermatology é estruturado em quatro pilares-chave, representando investimentos direcionados para reduzir as desigualdades no acesso à saúde da pele:
Conhecimento Pioneiro: Avançar na pesquisa dermatológica por meio do mapeamento global de dermatologistas, abordando lacunas de conhecimento sobre tons de pele diversos, analisando o impacto das mudanças climáticas e combatendo a estigmatização associada às doenças de pele.
Aumento da Conscientização: Elevar a saúde da pele como uma questão de saúde pública, engajando formuladores de políticas e promovendo esforços de advocacy por meio da colaboração com ONGs e stakeholders do setor.
Capacitação Educacional: Treinar profissionais de saúde para diagnosticar e tratar doenças de pele, com um investimento de 2 milhões para facilitar o acesso aberto a pesquisas dermatológicas em países de baixa e média renda.
Ampliação de Soluções: Financiar iniciativas comunitárias de alto impacto para expandir o diagnóstico e o tratamento dermatológico, aproveitando as melhores práticas reconhecidas pelo International Awards for Social Responsibility in Dermatology.
Fundação da OMS e divisão de Beleza Dermatológica da L’Oréal
Pela primeira vez, a parceria entre a L’Oréal e a Fundação da OMS permitirá a vigilância global da saúde da pele, monitorando condições comuns como acne, dermatite atópica, psoríase, vitiligo e doenças tropicais negligenciadas.
“A Fundação da OMS conecta financiadores a iniciativas de saúde de alto impacto para apoiar a missão da OMS”, disse Anil Soni, CEO da Fundação da OMS. “Este projeto aborda uma lacuna crítica na saúde, expandindo o treinamento dermatológico, capacitando profissionais da linha de frente e aumentando a conscientização global. O compromisso e a expertise da L’Oréal são inestimáveis para esta parceria.”
Brasil: Iniciativas locais fazem a diferença
No Brasil, diversas iniciativas já exemplificam o compromisso com a ampliação do acesso à dermatologia. Uma delas é o projeto Dermatologia + Inclusiva, da divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil, que tem como objetivo promover maior diversidade, equidade e inclusão nos cuidados dermatológicos. As principais iniciativas do programa incluem incentivos à pesquisa, a premiação de quatro vencedores com bolsas de R$50.000 cada, e a capacitação de médicos brasileiros através da Skin of Color Society (SOCS) para ampliar o debate sobre diferentes tipos de pele e couro cabeludo.
Além disso, a La Roche-Posay, marca líder em cuidados com a pele do Grupo L’Oréal, possui parcerias com ONGs e empresas de tecnologia da saúde, incluindo a SAS Brasil – dedicada à ampliação do acesso aos cuidados dermatológicos com consultas gratuitas de enfermagem e apoio psicológico – e a WeCancer – startup de tecnologia em saúde que oferece assistência digital, conectando pacientes a profissionais de saúde de maneira humanizada.
“Seguindo os sucessos das iniciativas da La Roche-Posay no Brasil, a nossa divisão do Grupo L’Oréal está comprometida em apoiar programas que aumentem o acesso aos dermatologistas, impulsionem pesquisas e capacitem profissionais de saúde. Isso garante que o atendimento especializado chegue às populações que mais precisam, ajudando mais pessoas a receberem diagnósticos e tratamentos adequados”, conclui Hanane Saidi, Diretora Geral da Divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil.
Sobre o Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal dedica-se à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas de €43,48 bilhões em 2024 e conta com mais de 90.000 colaboradores em todo o mundo. Como líder global em beleza, a empresa atua em todos os canais de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, salões de cabeleireiro, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, junto com uma equipe dedicada de 4.000 pesquisadores, está no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender às aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa “L’Oréal para o Futuro” e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia celebrou 65 anos em 2024 e é uma das líderes do setor, com um portfólio de 20 marcas no país, incluindo L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, Redken, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.
Sobre a ILDS
A ILDS possui 217 organizações membros em 104 países e representa mais de 215.000 dermatologistas em todo o mundo. Representa a dermatologia no mais alto nível por meio de sua relação oficial com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e defende a importância da saúde da pele para garantir sua inclusão na política global de saúde. A ILDS trabalha para aumentar a conscientização, a cooperação e a comunicação dentro da comunidade dermatológica global, promovendo educação de alta qualidade, cuidados clínicos, pesquisa e inovação para melhorar a saúde da pele globalmente.
Sobre a Fundação da OMS
A Fundação da OMS é uma organização global independente que trabalha para melhorar a equidade na saúde em todo o mundo. Conecta doadores àqueles que estão na linha de frente dos desafios de saúde para criar mudanças duradouras. O objetivo da Fundação é inspirar apoio privado e construir parcerias fortes que avançam a missão da OMS de fornecer, promover e proteger a saúde para todos.