Inspirada na cidade natal do fotógrafo, as peças masculinas e feminina chegam às araras da loja em setembro
A loja da Zara do Iguatemi São Paulo, localizada no Piso Térreo, recebe, a partir do dia 18 de setembro, a coleção com o icônico fotógrafo de moda norte americano, Steven Meisel. A coleção, com peças masculinas e femininas, transforma elementos do estilo pessoal de Meisel em uma cápsula de vestuário e acessórios com um toque sedutor.
As propostas respiram o estilo e a personalidade do fotógrafo. As calças de couro, o moletom com capuz, a parka, o gorro de pele, a bandana, as botas pretas de cordões – todas as peças são um reflexo de seu armário. Todas as criações geniais, surrealistas e extravagantes do artista têm uma impressão autobiográfica e são o melhor reflexo de tudo o que ele experimenta em instantes precisos, inclusive seu mundo onírico e suas próprias obsessões.
Um casaco com estampa de efeito crocodilo evoca a estética dos anos 60, uma das influências constantes na obra de Meisel. Tendência que podemos ver também no casaco de pele falsa, que poderia ter vestido alguma das estrelas pop dessa década, ou a camisa de couro e as calças com o mesmo zíper, um look que parece que acabou de sair do armário de um artista de rock’n’roll. A confluência entre música e moda sempre foi uma fonte de inspiração para o fotógrafo.
Através da estética grunge de uma camisa xadrez, Meisel presta homenagem a um dos seus editoriais de moda mais importantes do início dos anos 90. Outro exemplo desta mistura em forma de look icônico é uma jaqueta de couro de corte oversized decorada com um efeito segunda pele de lantejoulas. Os sofisticados desenhos com formas de aranha que aparecem nas camisetas lembram os primeiros anos do artista como ilustrador de moda.
Para a imagem desta coleção, Meisel contou com colaboradores emblemáticos, aliados incondicionais em sua carreira profissional como Karl Templer, que assina o styling, Pat McGrath, que assina a beleza com maquiagem e Guido Palau, que também imprime sua assinatura na beleza com os cabelos. A colaboração com estes nomes é mais uma prova de como este projeto é autoral.
A coleção Steven Meisel New York, título que define sua essência, é uma carta de amor à cidade natal do fotógrafo. Para acompanhar as roupas, Meisel realizou 26 retratos de pessoas que, inelutavelmente, já são rostos ligados para sempre à sua história e trajetória como fotógrafo. Entre estas personalidades encontra-se, naturalmente, o seu alter ego, Linda Evangelista, juntamente com outras modelos, amigas e cúmplices, tanto do passado como do presente, como Amber Valletta, Liya Kebede, Irina Shayk, Gigi Hadid, Kaia Gerber, Penelope Tree, Eva Herzigova, Alton Mason, Ash Stymest ou Scott Barnhill.
Steven Meisel sempre foi um enigma fascinante que soube transcender os limites da moda com fotografias complexas e provocantes. Agora, a magia de sua própria visão é colocada à disposição de todos em forma de coleção. Uma lenda da moda feita realidade.