Genética, estresse, meio ambiente são algumas causas do problema
Diversos fatores podem contribuir para uma pele oleosa e acneica. Desde questões genéticas, que interferem na quantidade de produção de sebo, até o estresse, meio ambiente e o comportamento. De toda forma, quem tem esse tipo de pele, além de poder identificar a causa em uma consulta com dermatologista, pode contar com algumas dicas da Mantecorp Skincare, marca líder em prescrição médica entre os dermatologistas no Brasil.
Mas antes, vamos entender como as espinhas se formam? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença surge na pele em virtude da infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. A acne se forma a partir da obstrução dos poros (do folículo piloso e da glândula sebácea) pelo aumento da produção de queratina, o que forma o cravo fechado (ponto branco).
Conforme essa obstrução aumenta, há a dilatação do poro e surge o cravo aberto (preto). Nos cravos fechados ocorre inflamação e infecção acometendo também a glândula sebácea. Pode haver o rompimento do cravo fechado com liberação do material na derme e formação da espinha.
Além disso, existem graus de acne. E apenas um médico dermatologista consegue fazer essa análise de forma correta. Sendo imprescindível a consulta com um antes de tomar qualquer medida.
O grau I é quando há somente comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas). No grau II há, além dos comedões, a presença de pápulas e pústulas. Já o grau III conta com o aparecimento de cistos, além dos comedões e pústulas. E no grau IV, os comedões, pústulas e lesões císticas são maiores. Eles podem se conectar na pele, causando “túneis” na região.
Dessa forma, para evitar ou tratar as espinhas, a dica é utilizar produtos que controlem a produção de sebo. Dentre os mais comuns, encontram-se o ácido retinóico, o ácido glicólico, a nicotinamida, a vitamina C, o ácido azeláico e o ácido salicílico. É imprescindível escolher produtos que não tenham óleos em sua composição e formulações em creme.
O processo de limpeza deve ser feito duas vezes ao dia.2 E a dica da Mantecorp Skincare é utilizar os novos Gel ou Espuma de Limpeza Glycare Control. Eles possuem ativos que auxiliam na redução e controle da oleosidade por 12h. Purificam e acalmam a pele; reduzem a acne, o brilho e os polos dilatados. Além de melhorarem a textura da pele e promoverem ação antioxidante e antipoluição. O uso deles ainda pode aumentar em 25% a hidratação da pele por até 8h.
Todos os dias, após a limpeza, é possível utilizar tônicos ou água micelar para hidratação da pele ou para remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete deixou durante o processo de limpeza.5
A Mantecorp Skincare conta com a Água Micelar Epidrat Calm, ideal para o uso diário para hidratação e na remoção de impurezas e maquiagem de peles sensíveis e sensibilizadas. Possui uma ação antipoluição e ativos hidratantes, que promovem uma limpeza suave, sem agredir nem deixar a pele oleosa. Com isso, promove sensação de frescor, conforto e bem-estar logo após a aplicação. 6
A hidratação também é necessária para tratar e evitar a oleosidade e a acne.2 A sugestão é o Epidrat Rosto Acqua, da Mantecorp Skincare. Hidratante facial para todos os tipos de pele com textura leve e altíssimo poder de hidratação. Formulado com ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular, conferindo efeito de hidratação de longa duração, chá verde com ação antioxidante e prebiótico para manutenção da barreira cutânea. Com 98% de ingredientes naturais.4
Por fim, também vale investir em um protetor solar antiacne, que deve ser retocado ao longo do dia. 2 Como o Episol Antiacne, com FPS 30, alta proteção UVA, UVB e IV-A. Conta com ácido salicílico nanoencapsulado e niacinamida, que juntos atuam na diminuição do sebo e colaboram para a redução da acne. Também possui um blend de óleos vegetais de calêndula, rosa mosqueta e linhaça, na composição, que agem na renovação da pele.