Manutenção de piscinas previne doenças de pele e viroses; veja cuidados

Foto: Divvulgação

Manter a água da piscina sempre tratada não é apenas uma questão estética, mas, sobretudo, de saúde. Um único ser humano saudável pode liberar cerca de 4 mil bactérias ao entrar na piscina, além de amônia e gordura pelo suor, que servem de alimento para fungos e algas. Se a água não recebe o tratamento adequado, a piscina pode se transformar em um foco de doenças de pele, respiratórias, gastrointestinais, conjuntivites e até otites.

A prevenção é a melhor forma de evitar esses riscos. A manutenção da piscina começa na instalação correta, feita por profissionais qualificados, e segue com cuidados fundamentais: limpeza periódica do filtro, verificação do equilíbrio químico da água e desinfecção regular. Água limpa não significa, necessariamente, água tratada. Apenas com o controle de pH, alcalinidade e a presença de desinfetantes é possível garantir que a piscina seja segura para uso.

A iGUi desenvolveu soluções exclusivas que facilitam esse processo. O Sistema Pratic, por exemplo, permite que a sujeira circule sem se acumular nas paredes da piscina, facilitando a aspiração e tornando a filtragem mais eficiente. Além disso, a marca disponibiliza equipamentos que ajudam a medir pH, cloro e alcalinidade de forma prática. Já o Clorador iGUi transforma sal em cloro, mantendo a água desinfetada de maneira automática e sustentável.

Na Linha Verde, a iGUi, conduzida pelos sócios Thamiris Rodrigues e Marcelo Gilbert, lideram a distribuição da marca em cidades estratégicas da região. A unidade aposta na experiência do cliente com soluções completas, como produtos exclusivos da marca, como o Solo e o Oxi Algicida, que garantem mais eficiência na desinfecção e no combate aos microrganismos.

Outro ponto de atenção é a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como dengue, chikungunya e zika. Com o aumento dos casos no Brasil, a piscina pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti quando a manutenção não é feita de forma adequada. Para prevenir, é essencial manter o processo de filtragem ativo, ajustar os níveis de cloro e realizar limpezas regulares nas bordas e superfícies.

Leia também

Em destaque