NIVEA realiza programação especial para o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Evento interno fortalece a jornada de propósito da companhia e contará com a presença do instituto Fala Preta para debater assuntos relacionados à cultura e às tradições ligadas a raça e gênero

Foto: divulgação

Por meio de sua jornada de propósito, O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a NIVEA, marca especialista em cuidados com a pele há mais de 130 anos, vai realizar um evento no dia 25 de julho, na sede em São Paulo, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

A agenda, voltada para as pessoas colaboradoras, contará com a visita do instituto Fala Preta para debater sobre assuntos relacionados à cultura e às tradições, promovendo reflexão sobre a diversidade étnico racial das mulheres negras na arte, música e mercado de trabalho.

O evento é uma iniciativa do grupo de afinidade Abrace nossa Cor, coletivo formado por pessoas colaboradoras que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia, e os seus representantes conduzirão as rodas de bate papo. Com isso, um dos temas latentes da conversa será o racismo institucional, ou seja, manifestações de preconceito praticadas no ambiente coorporativo de órgãos públicos e privados envolvendo, por exemplo, a contratação de pessoas menos qualificadas e descarte de candidatos negros aptos para a vaga.

No encontro, os participantes ainda vão debater sobre formas de enfrentamento e as ações afirmativas que apoiam no combate ao racismo. Dentre essas ações, podem ser pensados desdobramentos que melhorem as companhias, como desenvolvimento de comitês de diversidade e cultura de inclusão com metas e indicadores de desigualdade racial, promoção de código de ética ao combate ao racismo e programas de recrutamento focados em diversidade racial, além do investimento em formações de pessoas negras para cargos de liderança.

Para Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito na NIVEA, é sempre necessário falar sobre e promover ações que sejam, sobretudo, antirracistas dentro das corporações. ‘’Afinal, é devastador o impacto do preconceito no ambiente de trabalho quando não há representatividade, levando a diversos fatores emocionais como a diminuição da autoestima, adoecimento e sobrecarga, e precisamos mudar isso’’.

Exaltando as raízes, a celebração de abertura terá uma intervenção artística com samba de coco, ritmo que possui influências ancestrais africanas, em que os negros cantavam durante o ritual da quebra do coco. A programação ainda contará com um café da tarde e conversa sobre empoderamento por meio de tranças como ferramenta de constituição da identidade sócio-histórica e cultural das mulheres pretas com as trancistas do espaço Raízes da Beleza. As pessoas colaboradoras interessadas também poderão trançar os cabelos durante o evento.

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Foi realizado em 1922 em Santo Domingo, República Dominicana, o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Além de propor a união entre essas mulheres, o encontro também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas mas ao redor de todo o mundo.

Tamanha foi sua importância que, após a reunião, ainda em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em nível nacional, ficou estabelecida pela Lei 12.987/2014 a mesma data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reconhecendo os feitos da grande líder do Quilombo Quariterê.

OToqueQueTransforma

Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 130 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.

A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:

º meninas negras e o letramento racial: Instituto Das Pretas e UNICEF;
º negros e a potência empreendedora: Instituto Das Pretas e Pretahub;
º comunidade LGBTQIA+ e a criação de novos futuros: ABGLT e TODXS;
º idosos e o cuidado ativo: Instituto Velho Amigo.

NIVEA e Instituto Das Pretas

Fruto da parceria com o Instituto Das Pretas, um laboratório de inovação social que atua no enfrentamento às violências contra a juventude e as mulheres negras através da construção de soluções de impacto social nas áreas da cultura, da educação, do empreendedorismo e da tecnologia, NIVEA promove o projeto Cuida De Quem Cuida pelo terceiro ano.

Pricila Gama, CEO do Das Pretas, em uma das formações do Cuida De Quem Cuida

Em 2023, o programa entrou no terceiro ciclo para selecionar 30 negócios de impactadores sociais e ambientais liderados por identidades femininas para uma aceleração empreendedora. O objetivo é fortalecer e expandir o impacto dessas iniciativas, e foram contempladas 30 horas de imersão, além de uma bolsa-auxílio e prêmios.

A NIVEA também incentiva o Escola de Elisas, uma iniciativa do Instituto Das Pretas. O projeto tem como objetivo a promoção de um letramento racial poético, proporcionando às pequenas participantes um espaço de trocas e convivência por meio da literatura, no qual possam construir de forma saudável as suas identidades, exercitando o sonho e a imaginação, contribuindo para elas dialoguem sobre a negritude, empoderamento feminino e futuro.

Times da NIVEA, Das Pretas, além de influenciadoras e jornalistas convidadas para evento de lançamento da cartilha de educação antirracista da iniciativa Escola de Elisas, em Vitória (foto: Diego Nunes)

No fim de maio deste ano, mês das mães, NIVEA ainda foi a Vitória (ES), terra do Instituto Das Pretas, para lançar oficialmente e conhecer melhor o conteúdo da “Cartilha para Educação Antirracista” que surgiu a partir dos encontros com as crianças participantes da primeira edição do Escola de Elisas, onde se identificou a necessidade de fornecer informações e sugestões para pessoas responsáveis sobre como educar crianças negras e não negras com uma educação antiracista comprometida.

O lançamento contou com um evento que reuniu também jornalistas, influenciadoras e outras identidades femininas, entre mães, avós, tias que buscam promover a educação antirracista para crianças negras e não-negras. Outra iniciativa importante dessa ação é que as icônicas latinhas de NIVEA Creme que fazem parte da edição especial #OToqueQueTransforma tiveram 100% dos lucros doados ao Escola de Elisas.

NIVEA e UNICEF

A NIVEA iniciou em 2022, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto Meninas Mães Contra a Violência. Com foco em adolescentes negras, de 14 a 19 anos, que estejam grávidas ou sejam mães, a proposta faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF e tem como objetivo cocriar ações de conscientização a partir do desenvolvimento de materiais educomunicativos sobre prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo no contexto urbano.

Na primeira fase do programa, foram mobilizadas 30 meninas de Belém, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo para que sejam multiplicadoras de conhecimentos sobre seus direitos entre outras jovens. A disseminação dos materiais cocriados ocorreu no primeiro semestre de 2023, impactando cerca de 3 mil meninas nestas cidades.

Em novo capítulo da sua jornada de propósito e apoio a projetos de transformação social, em 2023 NIVEA também apoia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a realização da estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA), iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo. O objetivo é chamar a atenção sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas entre 0 e 6 anos e suas famílias.

As oficinas de capacitação para profissionais de educação, saúde e assistência social, que integram a #AgendaCidadeUNICEF, ocorreram nos meses de maio e junho em oito capitais brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Luís (MA), Manaus (AM), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA) e Fortaleza (CE). Ainda, a organização criou uma websérie com sete vídeos sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas.

NIVEA e Pretahub

Para o público negro, NIVEA fortalece a parceria com a Pretahub – hub de aceleração do empreendedorismo negro do Instituto Feira Preta, por meio do programa Afrolab Toque que Transforma e da casa Pretahub em Cachoeira (BA) e em São Paulo (SP).

Em 2022, apoiou a realização da segunda edição do Afrolab Toque que Transforma, que visa garantir apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo foco em inovação e inventividade em ciclos, com módulos de aprendizado e convidados, visando abranger temas e áreas diversas do empreendedorismo. Em quatro ciclos já realizados já foram impactados 392 empreendedores e 1568 beneficiários indiretos.

Casa Pretahub em Cachoeira (BA). (Foto: Odé Produções)

Já a casa Pretahub é um espaço pensado para apoiar os artistas locais na produção de conteúdos digitais, além de servir de base para fomentar o empreendedorismo com uma área de coworking. Um ambiente diverso e colaborativo que já impactou a vida de 230 empreendedores em Cachoeira (BA), que em agosto de 2021 teve também o apoio de NIVEA na inauguração. Na unidade de São Paulo, no bairro Bela Vista, o número chega a mais de 1.300 empreendedores beneficiados!

Leia também

Em destaque