Programa Head Up, lançado este ano, tem como objetivo atrair visibilidade para a saúde mental dos cabeleireiros e oferece treinamentos online para conscientização sobre o tema
Hoje, 10 de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Saúde Mental, data dedicada, principalmente, à conscientização sobre essa temática, que afeta cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo¹. O Brasil, segundo dados da Sapien Labs, divulgados em março deste ano, possui o terceiro pior índice de saúde mental no ranking com 64 países, registrando 11 pontos abaixo da média global, em um cenário desafiador potencializado por uma série de fatores.
Entre eles, está o mercado de trabalho. Ainda este ano, um estudo de Harvard apontou empregos que mais causam infelicidade e impactam negativamente a saúde e bem-estar das pessoas, incluindo serviços de entrega, segurança e atendimento ao público, como profissionais do ramo de beleza. Para compreender melhor esse cenário, L’Oréal Professionnel realizou uma pesquisa proprietária que identificou a saúde mental como a maior preocupação e desafio para 63% dos respondentes, profissionais de salão.
“A pesquisa foi fundamental para que entendêssemos a urgência do tema e como poderíamos nos posicionar para acolher esses profissionais. No geral, eles dedicam 2.000 horas por ano ouvindo seus clientes, e evidentemente também precisam ser ouvidos e cuidados. Foi pensando nisso que lançamos o programa Head Up, a fim de apoiá-los e oferecer suporte para promoção da saúde mental e bem-estar de cada um deles” afirma Joana Fleury, diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil.
Head Up funciona como uma rede de apoio, com conteúdos exclusivos co-criados com profissionais de todo o mundo cujo objetivo é ajudar os cabeleireiros a lidarem com questões de saúde mental no dia a dia. No Brasil, o projeto é realizado em parceria com a ONG Movimento Saber Lidar, responsável pelo desenvolvimento conjunto de uma agenda específica para o público brasileiro. Até o momento, 3.972 profissionais já realizaram os treinamentos, que se dividem entre os módulos: Apresentação (Head Up Keys Résumé), Saúde Mental Importa, EU: Autocuidado, e VOCÊ: Definindo limites. Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube de L’Oréal Professionnel e no Access, plataforma de ensino da marca.
O programa, globalmente desenvolvido junto à ONG National Alliance on Mental Illness, visa atingir 100.000 cabeleireiros, e faz parte do compromisso de L’Oréal Professionnel como parceira e aliada dos profissionais de beleza, em todo o mundo.
Saiba mais em Head Up.
¹ OMS, 2022.