Pesquisa da WGSN aponta que há um novo perfil entre o público masculino que se preocupa mais com a aparência
Se antes o público masculino parecia não se importar com a aparência, em 2024 os homens estão mais vaidosos e preocupados com a própria imagem. De acordo com a empresa especializada em previsão de tendências WGSN, essa mudança de comportamento está acontecendo em todos os sentidos, desde a escolha de uma peça de roupa, como uma camisa masculina HUGO para ir ao trabalho, até a seleção de elementos de decoração para a casa.
Pesquisas sobre o mundo da moda e estética ajudam a entender sobre o apreço pela aparência masculina nos últimos anos. No universo das celebridades, nomes como Harry Styles, João Guilherme e Jaden Smith ilustram o novo perfil masculino que tem crescido no Brasil e no mundo.
O estudo da WGSN apontou, também, que esse “novo homem” já está inspirando marcas a criarem e recriarem produtos pensando nesse perfil, conhecido como subtle masculinity. Esse público é caracterizado por se afastar de estereótipos e adotar um novo ideal de masculinidade que investe em cuidados pessoais, na família e numa visão mais comprometida com as emoções.
O homem em 2024 é vaidoso
Há alguns anos, a ideia que se tinha era de que homens não se interessavam por moda e investiam apenas em peças básicas no guarda-roupa. Entretanto, o cenário está mudando e a escolha de itens como uma camisa casual HUGO já não é mais feita de qualquer jeito. Agora há atenção nos detalhes e mais interesse em se sentir bem-vestido.
Dados mostram que, atualmente, o público masculino representa uma boa parte do setor e que tem crescido de forma regular em todo o globo. Segundo uma pesquisa divulgada pela Euromonitor, estima-se que a moda masculina representa, aproximadamente, um terço das transações globais do ramo, ou seja, um valor próximo a US$ 2 trilhões anuais. A pesquisa apontou, ainda, que se calcula que a moda masculina vem a crescer cerca de 2% a cada ano no mundo.
Nas redes sociais, capas de revistas e fotos de paparazzis, celebridades como Harry Styles, João Guilherme, Jaden Smith, Paulo André e Kai mostram que a moda masculina está mudando. Peças com cores diferentes, modelagens modernas, itens tradicionalmente considerados femininos, sapatos estruturados e bolsas diferenciadas marcam presença em visuais desses artistas.
Apesar disso, eles também mostram que itens clássicos do guarda-roupa masculino também fazem parte do novo estilo. Uma camisa masculina social HUGO, por exemplo, pode vir acompanhada de uma calça de modelagem reta e um sapato diferente dos tradicionalmente usados pelos homens.
Na estética, os dados também mostram um interesse desse público. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de pacientes do gênero masculino que se submeteram a procedimentos cirúrgicos com finalidade estética subiu de 5% para 30%, em cinco anos.
Tendências para público masculino representam o novo comportamento
A pesquisa da WGSN destacou que marcas de todas as categorias estão buscando superar os “clichês machistas” e responder à masculinidade moderna e inclusiva em seus produtos. No campo da estética, o estudo relatou que a higiene dos homens está crescendo e apontou como tendências o uso de produtos específicos para barba, corretivos, esmaltes e itens de beleza e bem-estar.
Segundo uma pesquisa da The Benchmarking Company, 44% dos homens nos Estados Unidos compraram mais produtos de cuidado corporal nos últimos seis meses. Para acompanhar esse movimento, a WGSN aponta que as empresas devem perceber a necessidade de investir em produtos que possuam propósito, estimulem o bem-estar físico e mental, sejam voltados para o corpo masculino e sejam multifuncionais para economizar tempo.
Já no universo da moda, a pesquisa de tendências aponta que surge uma nova era da moda masculina, respondendo à necessidade de conforto e inclusão de gênero. Peças específicas, que pouco faziam parte do guarda-roupa de homens, ganham evidência e espaço.
As botas, que costumam ser mais usadas pelas mulheres, estão conquistando os corações dos homens. Segundo a pesquisa, as de cowboy estão em destaque por trazerem temáticas americanas, rurais e detalhes que as tornam únicas.
Outra peça, antes incomum no vestuário masculino, é a bolsa, principalmente a de palha e vime. Com essa nova tendência que revoluciona a forma dos homens se vestirem, termos relacionados a esse acessório ganharam destaque em plataformas de busca. As pesquisas no Google por “bolsa masculina de ráfia” e “bolsa cesto masculina” aumentaram 30% e 33% respectivamente, durante o período analisado pela WGSN.
Acessórios como gorros, chapéus e adornos também são tendências, podendo aparecer de forma básica e chamativa, conforme a WGSN. Além disso, os lenços também estão compondo esse novo vestuário, principalmente os de seda estampados bastante usados por celebridades como ASAP Rocky e Harry Styles.