A Prefeitura de Salvador e o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) vão buscar estratégias para promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual, na capital baiana. A iniciativa foi discutida durante visita à instituição, no Barbalho, nesta terça-feira (4), da vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, que foi recebida pela presidente da instituição, Heliana Diniz.
Na ocasião, que também contou com a presença da subsecretária da Educação (Smed), Isabela Cabral, foram apresentadas informações sobre os serviços ofertados pelo instituto, visando a criação de estratégias de qualificação e ampliação da assistência dada aos milhares de pacientes acolhidos por ano, no local. Entre os principais desafios está a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, que possibilitará a ampliação da capacidade de atendimento, nas mais diversas áreas do cuidado, ao paciente com deficiência visual.
“Uma de principais atividades do ICB é o atendimento médico e oftalmológico, possibilitando o diagnóstico e tratamento precoce de diversas doenças oculares, que podem levar à cegueira. O objetivo aqui é reafirmar o comprometimento da Prefeitura com essa obra tão importante e tirar projetos do papel”, afirmou Ana Paula Matos.
A instituição também oferece serviços de reabilitação e de acompanhamento psicológico e social e promove ações de conscientização e sensibilização da sociedade, sobre deficiência visual. “Todas essas ações ajudam o paciente a se tornar mais independente e autônomo em suas vidas, por isso demandam atenção e cuidado”, concluiu Matos.