De passeios calmos com a família até a prática de esportes radicais, Praia do Forte oferece uma série de atrativos turísticos durante todo o ano
Localizada entre a Estrada do Coco e a Linha Verde, a 56km do aeroporto de Salvador, Praia do Forte, em Mata de São João, oferece diversas opções de turismo. Dos esportes aquáticos em praias consideradas perfeitas para o surfe, até a visita a monumentos históricos, Praia do Forte é um dos destinos que mais atraem visitantes no Litoral Norte do estado. Responsável pela promoção do turismo no destino há mais de 20 anos, a Associação Comercial e Turística de Praia do Forte, Turisforte, movimenta o segmento e fortalece a marca do destino ao apostar na capacitação de empresários, conservação e realização de eventos no local. De acordo com o presidente da associação Vitor Hugo Knack, Praia do Forte se destaca por ter um turismo com planejamento. “A chegada de Klaus Peters e seu ideal de desenvolvimento sustentável marcam até hoje o turismo de Praia do Forte. Nosso desafio na Turisforte é manter esse conceito e equilibrar crescimento com preservação”, diz. A gerente executiva da Turisforte Ana Caroline Alves compartilha da opinião e acrescenta que performances musicais estão programadas na vila para todos os fins de semana. A iniciativa é uma parceria entre a Turisforte e a Secretaria do Turismo.
Projeto Tamar
Após levantamento científico que identificou a Praia do Forte como uma das principais áreas de desova de tartarugas no litoral brasileiro, o Projeto Tamar aportou no destino para estudar e proteger 4 das 5 espécies que ocorrem no Brasil. Há quase 40 anos na vila de pescadores, o Centro de Visitantes da Praia do Forte funciona como núcleo de pesquisa e divulgação da vida marinha, de sensibilização e educação ambiental. Também oferece lazer e serviços, espaços temáticos, exposições, atividades para adultos e crianças, shows musicais e apresentações culturais. Outros Centros de Visitantes do Tamar estão em Fernando de Noronha (PE), Aracaju (SE), Vitória (ES), Ubatuba (SP) e Florianópolis (SC). O Tamar pesquisa e monitora 1.100 quilômetros de praias no país, em 26 localidades de 9 Estados. De acordo com o fundador, oceanógrafo Guy Marcovaldi, o Tamar foi pioneiro em envolver as pessoas com a conservação das tartarugas marinhas, como faz até hoje. “Manter as tradições e se conectar com as pessoas transformou as realidades locais e a tartaruga marinha passou a valer mais viva do que morta”, diz Marcovaldi. Juntamente com o restaurante e as lojas, os Centros de Visitantes do Tamar são estruturas fundamentais para a sustentabilidade financeira do Projeto.
Praias para esportes aquáticos
Considerada pelos surfistas como um dos melhores lugares para pegar ondas na Bahia, a Praia do Forte oferece lugares perfeitos para os amantes dos esportes aquáticos. Algumas praias se destacam entre as preferidas pelos surfistas, são elas: Catinguiba (ou Papa Gente), Casinha, Taubaté, Cachimbau e Quebrança (perto do Tivoli).
Reserva Sapiranga
Apaixonados pela natureza e pelo turismo de aventura não devem deixar de lado uma visita à Reserva Sapiranga, no coração de Praia do Forte. Por lá, caminhadas ecológicas são a pedida. A reserva é formada por 600 hectares de Mata Atlântica e é habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas. Os passeios podem ser feitos a pé ou a cavalo, de bicicleta, buggy ou de quadriciclo.
Parque Municipal Klaus Peters
O Parque Natural Municipal da Restinga ou Parque Klaus Peters é considerado o centro do sistema de áreas protegidas de Praia do Forte. Por lá, é possível encontrar áreas úmidas, restingas e dunas bem conservadas. Além de espaço de lazer para a população, é também importante local de preservação e contemplação da natureza, um refúgio para plantas e animais.
Castelo Garcia D’ávila
Considerada a maior e mais imponente residência feudal do Brasil colônia, o Castelo Garcia D’Ávila foi construído na Praia do Forte com função estratégico-militar. A obra foi levantada entre os séculos 16 e 17 por Francisco Dias D’Ávila e Garcia D’Ávila, que era almoxarife da coroa real e chegou à Bahia em 1549, acompanhando o governador geral Thomé de Souza. Atualmente, o Castelo faz parte do Parque Histórico e Cultural, que possui também o Sítio Arqueológico e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan. No local, é possível conhecer mais sobre a saga da família D’Ávila e, inclusive, ver objetos resgatados e restaurados da época.
Espaço Baleia Jubarte
Único centro interpretativo do Brasil dedicado especialmente às baleias Jubarte, o Espaço Baleia Jubarte atrai visitantes interessados em descobrir mais sobre a vida desses animais. O projeto incentiva o turismo de observação responsável ao oferecer passeios, visitas e palestras sobre os hábitos e comportamentos das baleias.
Resorts
Se você busca por conforto em hospedagem além dos melhores serviços e infraestrutura completa, Praia do Forte tem uma lista de hotéis perfeitos para tornar muito mais felizes os seus dias no destino. Dois dos resorts mais premiados do país estão na Praia do Forte: e o melhor, localizados a poucos minutos da vila, onde a vida de Praia do Forte acontece. Os hotéis Tivoli e Iberostar Praia do Forte garantem a esta – dia luxuosa para quem aporta nas areias do povoado. O primeiro possui 287 apartamentos voltados para o mar e conta com inten – sa programação para os hóspedes. Entre os atrativos, um clube exclusivo para crianças, um parque aquático, piscinas com borda infinita, campo de futebol, quatro quadras de tênis, quadra de vôlei de areia, anfiteatro, academia, spa, salão de beleza, além de três restaurantes e quatro bares. Já o Iberostar oferece atividades para toda a família por 24 horas, spa, parque aquático, cinco piscinas, serviço de gastronomia completo, restaurantes, campo de golfe de 18 buracos e academia. É conforto e qualidade para ninguém botar defeito.
Vila
Restaurantes, barzinhos, lanchonetes, lojas de artesanato e grandes marcas se misturam em uma vila com cara de cida – de do interior. Equipada com toda a in – fraestrutura para o turista, acessibilidade e segurança, a antiga vila de pescadores deu origem a um dos corredores de ser – viços mais prestigiados do Litoral Norte baiano.
Por Pedro Hijo
Matéria publicada na revista impressa da Sacada edição especial Praia do Forte