ABS Road Show incentiva debates sobre mercado de energia solar  

Energia solar é alternativa para transição energética e redução de custos das empresas. Crédito: Glow Imagens.

Empresários do setor de energia solar e profissionais interessados em atuar na cadeia produtiva terão a oportunidade de discutir sobre tendências e estratégias para fortalecimento do mercado na Bahia no ABS Road Show, em Porto Seguro, nesta quinta-feira, 27. Com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), o evento é gratuito e será realizado no auditório do Senac do município, e os participantes terão acesso a palestras ministradas por especialistas renomados abordando as perspectivas do setor, novas tecnologias, eficiência operacional e desafios regulatórios.

O encontro em Porto Seguro faz parte de uma série de eventos programados para 2025. O primeiro foi realizado em Feira de Santana, em janeiro, e os próximos estão previstos para Juazeiro, Lençóis, Vitória da Conquista e, por fim, Luís Eduardo Magalhães, na região oeste do estado. As cidades foram escolhidas de forma estratégica, a fim de aproximar das mais de 1.500 empresas do setor espalhadas pela Bahia.

Tendências e inovações do mercado, transição enérgica, armazenamento de energia, regulamentação e financiamento do setor fotovoltaico são alguns dos assuntos que serão abordados nas rodadas de palestras. O presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS), Marcos Rêgo, idealizador do ABS Road Show, enxerga que a parceria com o BNB é fundamental para potencializar o mercado no território e, com esforços conjuntos, garantir à população uma melhor qualidade de vida com a utilização de fontes a partir de energias renováveis.

“O mercado de energia solar na Região Nordeste é muito fortalecido pela proposta de financiamento que o BNB, por meio do FNE Sol, oferece aos clientes que querem gerar a sua própria energia. A ABS e o Banco do Nordeste vêm caminhando juntos nesse projeto do ABS Road Show e em outras iniciativas da Associação, o que traduz para o crescimento do setor fotovoltaico”, destacou Marcos.

O FNE Sol, mencionado por Marcos, é o principal produto do Banco do Nordeste para geração de energia solar. Destinado para empresas, produtores rurais e pessoas físicas, o programa financia todas as estruturas dos sistemas de micro e minigeração distribuída de energia fotovoltaica, além da própria instalação.

O superintendente estadual do BNB na Bahia em exercício, Redson Mamona, destacou a importância da linha de crédito para o desenvolvimento da região de forma sustentável. “A transição energética já é uma realidade na região Nordeste, sobretudo na Bahia. O Banco do Nordeste está cada vez mais presente e tem orgulho de ser um dos protagonistas nesse processo, oferecendo soluções financeiras que democratizam o acesso à geração de energia limpa e sustentável. Por meio do FNE Sol, temos impulsionado o crescimento do setor fotovoltaico, sobretudo no interior da Bahia, promovendo desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental. Para os empresários e integradores, esse é o momento de ampliar parcerias, fortalecer negócios e investir em inovação”, pontuou o executivo.

“O principal propósito do evento é levar conteúdo de qualidade para o interior da Bahia, com o intuito de fortalecer o integrador local. Feira de Santana foi um sucesso estrondoso de público. Contamos com mais de 200 participantes e temos as melhores expectativas para a próxima edição em Porto Seguro”, completou Marcos.

Leia também

Em destaque