
Em seu primeiro ano de gestão, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Regional Bahia (AsBEA-BA) receberá em Salvador a Convenção Nacional AsBEA 2025, que será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro com o tema “Complexidade: O paradoxo da cidade contemporânea”.
Promovida anualmente pela Associação de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), única entidade brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento profissional dos escritórios de arquitetura e urbanismo, o evento reunirá arquitetos e especialistas de todo o país para discutir temas estruturantes da arquitetura e do urbanismo contemporâneo.
Segundo a diretoria da AsBEA, Salvador foi escolhida por suas ruas representarem um paradoxo em que a arquitetura histórica convive com a modernidade urbana, refletindo os contrastes e desafios das cidades atuais. A escolha da cidade também destaca sua relevância como centro de inovação, sustentabilidade e patrimônio cultural.
Com uma programação que propõe eixos temáticos e subtemas transversais, a Convenção busca ampliar o debate sobre o futuro das cidades e fortalecer a troca de experiências entre profissionais, promovendo uma visão crítica e criativa sobre os rumos do setor.
Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Regional Bahia
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Regional Bahia (AsBEA-BA) é a representação estadual da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, única entidade brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento profissional dos escritórios de arquitetura e urbanismo. Sua atuação se baseia na união e fortalecimento dos escritórios de arquitetura da Bahia, promovendo a excelência técnica, a valorização da profissão e o diálogo com a sociedade civil.
A diretoria da regional é formada por Moah Torres (Architet Architecture), que também é Conselheiro Titular do CAU-BA, como presidente, Frank Caramelo (Caramelo Arquitetos Associados) como Vice-Presidente Institucional, Walter Schimmelpfeng (Walter Schimmelpfeng) como Vice-Presidente Administrativo, Mila Caramelo (MC8 Interiores) como Vice-Presidente de Marketing e Maurício Felzemburgh (FMG+) como Vice-Presidente Financeiro.
A AsBEA-BA tem como missão valorizar a atuação dos escritórios e fomentar o fortalecimento do setor por meio de ações que envolvem articulação institucional, capacitação técnica, promoção da ética profissional e defesa de políticas públicas voltadas à arquitetura e urbanismo de qualidade. “Na AsBEA-BA, temos um compromisso sólido com o desenvolvimento e fortalecimento dos escritórios de arquitetura da Bahia. Nossa missão vai muito além de representar o setor: buscamos promover a excelência técnica, valorizar a profissão e estabelecer um diálogo constante com a sociedade civil”, explica Moah Torres, presidente regional, “A AsBEA-BA tem a missão de desempenhar um papel crucial no fortalecimento e no networking dos escritórios de arquitetura baianos em todo o Brasil, como uma plataforma de representação institucional” pontua.
A entidade reforça sua atuação como representante ativa dos escritórios de arquitetura no estado, reunindo profissionais comprometidos com a inovação, a qualidade técnica e o desenvolvimento sustentável das cidades baianas, e está aberta à participação de novos escritórios e convida profissionais e parceiros a se somarem ao movimento por uma arquitetura mais responsável e transformadora.
A voz da arquitetura contemporânea na Bahia
Formada por escritórios de diferentes portes e perfis, a AsBEA-BA reflete a diversidade da produção arquitetônica baiana, que mescla tradição, criatividade e soluções inovadoras para os desafios urbanos, habitacionais, sociais e ambientais da região. Atuando como um elo entre profissionais, poder público e sociedade, a associação busca contribuir com propostas qualificadas para os debates sobre o futuro das cidades. “Acredito que, por meio de ações estratégicas de marketing e comunicação, conseguimos ampliar a visibilidade dos nossos associados, disseminar boas práticas e reforçar a importância da arquitetura e do urbanismo de qualidade para a construção de cidades melhores” explica a vice-presidente de Marketing da AsBEA-BA, Mila Caramelo. “É inspirador fazer parte de uma instituição que não apenas fortalece profissionais, mas também contribui para transformar a forma como a sociedade percebe e valoriza a arquitetura”, finaliza.
Parcerias, eventos e intercâmbio de conhecimento
A AsBEA-BA também promove eventos, palestras, premiações, missões técnicas e parcerias institucionais que incentivam o intercâmbio de ideias e a valorização do design autoral brasileiro. A associação participa ativamente de fóruns e conselhos relacionados à construção civil, planejamento urbano, legislação e sustentabilidade, defendendo os interesses dos profissionais da área e da sociedade em geral.
Em seu primeiro ano de gestão, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Regional Bahia (AsBEA-BA) receberá em Salvador a Convenção Nacional AsBEA 2025, que será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro com o tema “Complexidade: O paradoxo da cidade contemporânea”. O evento reunirá arquitetos e especialistas de todo o país para discutir temas estruturantes da arquitetura e do urbanismo contemporâneo. Com uma programação que propõe eixos temáticos e subtemas transversais, a Convenção busca ampliar o debate sobre o futuro das cidades e fortalecer a troca de experiências entre profissionais, promovendo uma visão crítica e criativa sobre os rumos do setor.