
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), no auditório da instituição, na Avenida Bonocô, mais uma capacitação de voluntários para atuação em situações de emergência. A iniciativa integra o Programa Mobiliza para a formação de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil e reforça a importância da prevenção e da atuação comunitária em áreas de risco na capital baiana.
Desta vez, 46 novos voluntários, entre sociedade civil e guardas civis municipais, participaram da capacitação, que abordou temas como percepção de risco, primeiros socorros, mudanças climáticas e funcionamento da Defesa Civil no município. De janeiro a junho deste ano, a Codesal já formou quase 700 pessoas como agentes voluntários. Cerca de 900 passaram pela qualificação em 2024.
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, Eunice Pereira, explicou que a nova turma, que engloba sociedade civil e guardas, será mais um braço de atuação da Codesal na cidade.
“A gente enxerga a possibilidade de eles serem formados para atuarem diante de situação de evacuação ou de emergência. Estamos ampliando a nossa capacidade de resposta, juntamente com os integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”, disse.
A capacitação conta com quatro módulos: introdução institucional, percepção de risco, mudanças climáticas e primeiros socorros.
Moradora do Cabula e estudante de Engenharia Ambiental, Sara Damasceno, de 25 anos, acredita que a capacitação ajudará no seu dia a dia. “Fiquei sabendo através do Instagram da Codesal. É um curso importante para as pessoas terem um conhecimento de como funciona a Defesa Civil e sua importância para a sociedade. Onde moro há muitas encostas, locais que alagam, e esse conhecimento vai me ajudar muito”.
Participação da GCM – A gerente de Desenvolvimento Humano da Guarda Civil Municipal, Laís Cunha, conta que a capacitação está inclusa na carga horária do curso de formação dos alunos.
“Damos apoio a todas as secretarias e, com a Codesal, não é diferente. Principalmente no período de fortes chuvas, quando é preciso adentrar áreas de risco, é importante que a Guarda tenha esse conhecimento para melhor atuação”.
O aluno GCM Mosaniel Medeiros, de 34 anos, avaliou os ensinamentos do curso. “É de suma importância essa capacitação, pois integramos todos os meios de atendimento ao público do município. Estou muito satisfeito com o curso de formação e de poder conhecer as estruturas como a Codesal”.
O curso do Mobiliza é aberto a qualquer pessoa interessada e acontece toda primeira sexta-feira do mês no auditório da Codesal. As inscrições podem ser feitas pelo site https://codesal.salvador.ba.gov.br/seja-um-voluntario/.