Crea-BA culminará em 2025 ciclo de investimentos de 15 milhões em infraestrutura

Inspetoria de Vitória da Conquista e quatro novos escritórios regionais estão entre metas de 2025

Um Crea presente em todo o território baiano. Foi essa a motivação para que, desde 2021, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) tenha dado passos relevantes na melhoria de suas instalações, tanto na sede quanto no interior do vasto Estado da Bahia.

Esses investimentos, planejados até 2025, são da ordem de R$ 15 milhões e resultam de um estudo estratégico que apontou a necessidade de requalificar a infraestrutura para atender de forma mais eficiente os profissionais e a sociedade.

Nos últimos quatro anos, o Conselho ampliou e consolidou sua presença física com a reforma da Inspetoria de Jequié, reforma e ampliação da Inspetoria de Feira de Santana, construção do Anexo 2 da sede em Salvador e da nova sede de Luís Eduardo Magalhães para abarcar novos funcionários e terceirizados, cercamento metálico das instalações da sede, e construção das Inspetorias de Juazeiro e Irecê, dentre outros.

“Estamos investindo em infraestrutura não apenas para modernizar nossas instalações, mas com o compromisso de garantir que o Crea-BA esteja presente de forma eficiente em todas as regiões da Bahia, promovendo um atendimento de excelência e acompanhando o desenvolvimento do Estado”, enfatiza o presidente do Crea-BA, o engenheiro agrimensor Joseval Carqueija.

O ano de 2025 culminará um ciclo de quatro anos de investimentos da gestão na matéria, relata o superintendente do Crea-BA, Luís Paulo Matos. “Achamos oportuno do ponto de vista estratégico, desde 2021, mapear as deficiências, as necessidades e demandas, e a partir daí o planejamento estratégico apontou para melhorar e requalificar as nossas instalações”, explica.

Próximos passos – Os passos seguintes incluem a construção da Inspetoria de Vitória da Conquista, cuja obra será iniciada em 6 de janeiro de 2025. Além disso, a plenária realizada em dezembro de 2024 aprovou a transformação do escritório regional de Serrinha em Inspetoria.

Há também o planejamento de abrir quatro novos escritórios regionais em Porto Seguro, Ibotirama, Barra da Estiva e Rosário. Conforme explica o superintendente, esses locais foram escolhidos com base em fatores como movimentos econômicos, concentração de profissionais e demandas das prefeituras das respectivas microrregiões. “Quando fizemos Feira de Santana, por exemplo, isso era um pleito antigo da região”, relata.

A Bahia, dona de dimensões quase continentais, demanda a presença do Conselho em locais estratégicos, relata Luis Paulo Matos. Com os investimentos, o Conselho reafirma sua importância como vetor de desenvolvimento regional. “A nossa campanha deste ano aponta para um Crea multiplicado por todo o território baiano, justamente tentando abraçar ali nossos profissionais”, sintetiza.

Leia também

Em destaque