LDM, Crazy Animes, Letra A, Tibi, Mojubá, Edufba, Paulinas, Studio Palma e Cantinho do Sebo serão algumas das marcas presentes
Na edição 2024 da Bienal do Livro Bahia, diversas editoras e empresas locais ligadas ao mercado literário já confirmaram presença entre os estandes que poderão ser visitados pelo público. Entre essas marcas baianas estão Edufba, LDM, Letra A, Tibi, Mojubá, Crazy Animes, Paulinas, Cantinho do Sebo e Studio Palma, as quais se mostram fundamentais para a construção de um dos maiores eventos de cultura e literatura do país. A Bienal acontece entre os dias 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador e é uma realização da GL events Exhibitions.
A Paulinas, por exemplo, pretende levar à Bienal cerca de dois mil títulos, com um catálogo que abrange diversos gêneros, O estande também vai promover o lançamento da obra infantil “Palavras mágicas e boas maneiras”, da autora Verônica Firmino. Ao longo da sua trajetória, a Paulinas vem sendo reconhecida no mercado literário com inúmeras premiações, com destaque para dez Prêmios Jabuti e diversas menções da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Já as editoras voltadas para o público infantil – Letra A, Tibi e Mojubá – apresentarão, em um espaço compartilhado, cerca de 60 títulos para crianças de todas as idades. Os autores Renata Fernandes, Emília Nuñez e Ricardo Ishmael estarão presentes autografando seus livros e interagindo com os leitores durante o evento. As obras dos três autores já ganharam diversos reconhecimentos nacionais, através de renomados prêmios como o Cátedra 10 (da Unesco) e o FNLIJ. Em 2023, Emília Nuñez, com o livro “Doçura”, foi agraciada com o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil.
A LDM, por sua vez, terá dois estandes esse ano, sendo um deles voltado para o público infantil. Ambos terão títulos de muitas editoras importantes, sessões de autógrafos, áreas e painéis instagramáveis, além de ações “compre e ganhe”, em que o público poderá adquirir livros específicos e ganhar ecobags e vários outros brindes. Para a equipe da LDM, que se relaciona com a comunidade leitora baiana há mais de 30 anos, a Bienal é fundamental para destacar a Bahia dentro do cenário nacional de eventos literários e, por isso, é o momento ideal para apresentar novos livros, atrair mais leitores e reforçar o vínculo com o público.
Também presente na Bienal, a Edufba promove e difunde produções científicas da Universidade Federal da Bahia, realizando tanto a publicação de trabalhos originais quanto a reedição de obras clássicas. Ela já contabiliza mais de 1.500 títulos publicados nas diversas áreas temáticas e dispõe de duas livrarias próprias, onde comercializa, além de sua produção, a de mais 60 outras instituições e algumas editoras privadas de todo o Brasil. Daí a importância de sua participação na Bienal do Livro Bahia.
Outra grande atração será o Studio Palma, uma agência de curadoria literária que realiza o trabalho de orientação, incentivo e assessoria de carreiras, além de cursos, projetos e serviços educacionais. A expectativa é a de ofertar produtos que atinjam os profissionais do mercado editorial e gerem visibilidade para os escritores que são assessorados pela agência.
O estande vai receber 60 escritores do próprio catálogo da marca e das mais diferentes linguagens, que vão trocar experiências com o público. Além disso, haverá rodadas de autógrafos e lançamentos de coletivos de autores para as infâncias, de livros artísticos, de obras da comunidade autoral e com editoras parceiras.
Além das editoras, outras marcas baianas que não trabalham diretamente com a edição de livros estarão presentes na Bienal. Uma delas é o sebo Cantinho do Sebo, que vai levar ao evento o montante de 10 mil livros, dos mais variados gêneros literários, que estarão disponíveis a preços acessíveis. Já o estande da Crazy Animes contará com todo o seu catálogo de produtos geek, como acessórios, souvenirs, itens de papelaria e enfeites para livros com diversas temáticas da cultura nerd.