Projeto Respira Jacuípe promove requalificação ambiental do manancial
No Dia Mundial do Meio Ambiente – esta segunda-feira (5) – o prefeito Colbert Martins Filho enfatizou a importância do cidadão em contribuir com as questões ambientais no município. Durante transmissão virtual, gestor municipal destacou o Rio Jacuípe – o manancial é um dos três rios que corta Feira de Santana. Os outros são Subaé e Pojuca – e o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo para manutenção e combate à poluição deste recurso hídrico.
“Nós enquanto cidadãos somos responsáveis pelo maior nível de poluição do Rio Jacuípe. Portanto, é preciso uma maior conscientização da população em não descartar lixo em vias públicas, uma vez que este resíduo acaba sendo levado aos rios”, observa o prefeito. A Bacia do Rio Jacuípe é alimentada por 22 riachos no total dentro da zona urbana de Feira.
Colbert Martins Filho voltou a pontuar a necessidade de ações conjuntas para combater a poluição da Bacia do Rio Jacuípe e lembrou o projeto Respira Jacuípe, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) – que será implementado nas 23 escolas municipais localizadas na área de influência da bacia do Jacuípe. O objetivo da iniciativa é conscientizar os alunos e seus familiares sobre a requalificação do Rio Jacuípe.
“O projeto é inédito na história de Feira de Santana. Apesar das agressões ambientais, o município tem motivos para comemorar, pois temos dado atenção às lagoas, riachos e rios de Feira de Santana”, considera o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho.
Ainda de acordo com o gestor da pasta, as atividades em alusão à data iniciaram ontem (4) no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa), com estandes para recolhimento de medicamentos vencidos e materiais recicláveis, além do entretenimento com a peça teatral “Só depende de nós”.