A nova loja reúne showroom, design e memórias afetivas para criar um ambiente acolhedor e funcional
A Casa Idélli não é apenas uma loja. Ela foi pensada para ser um espaço vivo, onde clientes, arquitetos e designers de interiores se sentissem acolhidos e inspirados. Projetada para integrar um showroom funcional ao aconchego de uma casa, o espaço combina memórias, design e inovação, para transformar cada visita em uma experiência única. Um dos aspectos notáveis deste projeto é a integração harmoniosa com a área externa. As salas de estar e jantar são interligadas, permitindo uma fluidez de espaço por meio de esquadrias de vidro, que se abrem quase completamente, conectando o interior da casa ao jardim e trazendo a natureza para dentro.
“Então eu, queria que o cliente, que o arquiteto, se sentisse abraçado; que ele entrasse no espaço e sentisse no seu espaço, na sua casa, um aconchego, que a gente tivesse jardim, que a gente tivesse espaços amplos”, destaca a empresária e arquiteta de formação Annalu Novais.
Localizada em uma antiga residência dos anos 80, no bairro Santa Mônica, em Feira de Santana, a loja manteve o charme original do imóvel, adaptando-o às necessidades de um ambiente comercial moderno. A fachada de tijolinho aparente foi preservada, como destaca Annalu: “A minha ideia foi como se aquela casa já fosse idealizada para ser a Casa Idélli”.
Além de valorizar o design, a Casa Idélli foi planejada para proporcionar experiências únicas aos visitantes. O showroom, integrado ao jardim com árvores frutíferas como goiabeira e cajueiro, cria um ambiente perfeito para networking e eventos. Sobre isso, Annalu explica: “Nessa parte externa, vamos conseguir ter sensações, experiências, trazer amigos, fazer network, viver esse espaço”.
Um dos detalhes mais marcantes do espaço é o vitral original da casa, que foi restaurado e se tornou um dos símbolos do projeto. “O mesmo artista que fez esse vitral foi o que fez o vitral na casa do meu avô. Ele é de 1988. É uma coisa que me gerou uma memória afetiva muito grande”, relembra Annalu.
A transição, de residência para loja, trouxe desafios, que foram solucionados de forma criativa, como a integração de pilares estruturais ao design do showroom. “A arquitetura tem dessas surpresas, principalmente tratando de um projeto de reforma. Mudança de planos, plano A, plano B, plano C, aqui na Casa Idélli aconteceu isso”, comenta Annalu, destacando a flexibilidade que o processo exigiu.
Outro diferencial da Casa Idélli está na forma como recebe seus clientes: “Eu queria que a chegada fosse num aspecto de como se você estivesse recebendo alguém na sua casa”, destaca Annalu. Ela explica que, embora o espaço seja um comércio, o objetivo é criar uma experiência acolhedora e personalizada. “Embora seja, de fato, um comércio, cada cliente que chega deve ser recebido como se estivesse entrando na casa de um amigo”.
Com sua proposta diferenciada, a Casa Idélli representa um marco para a marca em Feira de Santana, reforçando o compromisso de oferecer um espaço funcional e repleto de histórias, onde cada detalhe conta e cada visita se torna memorável.