Comitiva feirense visita o SENAI CIMATEC em Salvador para conhecer avanços em inovação e tecnologia

Foto: Rafael Campos

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, esteve na manhã desta quarta-feira (1º) no SENAI CIMATEC, em Salvador, considerado um dos mais avançados ecossistemas de educação, ciência, tecnologia e inovação do Brasil. A visita teve como objetivo estreitar laços institucionais e conhecer de perto as soluções desenvolvidas pelo centro, que podem contribuir para o fortalecimento de políticas públicas e para o desenvolvimento de novos projetos em Feira de Santana.

Recebido pela gerente executiva Tatiana Ferraz, pelo gerente executivo Ricardo Russel, pelo gerente de negócios Silmar Baptista e pelo professor titular José Luis Almeida, o prefeito e sua comitiva acompanharam uma programação que incluiu apresentações institucionais, discussões sobre parcerias e uma visita guiada às instalações do complexo tecnológico. A comitiva feirense contou também com o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, com a secretária de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, com o secretário de Planejamento, Carlos Brito e o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França. 

Entre os espaços visitados, destacaram-se a Fábrica Modelo 4.0/Lean Office, a área de Robótica Autônoma, o setor de Indústria Criativa, o ambiente de Supercomputação (HPC), além de laboratórios de Microeletrônica e Eletrônica Embarcada e do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI-Saúde).

Durante a programação, o prefeito destacou a importância de aproximar Feira de Santana de centros de inovação como o CIMATEC.

“Estamos em um momento de transformação tecnológica e não podemos deixar Feira de Santana de fora desse processo. Conhecer de perto o que o CIMATEC produz abre caminhos para novas parcerias que podem impactar áreas como saúde, educação, indústria e serviços públicos em nossa cidade”, afirmou José Ronaldo.

Com mais de 2.000 colaboradores, o SENAI CIMATEC reúne uma infraestrutura multicampi que integra centros tecnológicos, cursos de graduação e pós-graduação, além de programas de mestrado e doutorado. O complexo atua em 44 áreas de competência, entre elas robótica, automação, energia, sustentabilidade, alimentos, software e saúde.

Em 2019, foi inaugurado o SENAI CIMATEC Park, no Polo Industrial de Camaçari, ampliando ainda mais o alcance da instituição, que hoje é referência nacional em pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico.

A visita foi encerrada após um circuito de atividades que reforçou a possibilidade de futuras colaborações entre o município de Feira de Santana e o centro tecnológico, especialmente em projetos voltados para inovação, modernização da gestão pública e incentivo ao setor produtivo local.

Leia também

Em destaque