
A população de Feira de Santana terá a oportunidade de assistir, neste sábado (25), ao espetáculo “Bichos do Brasil”, da companhia teatral Pia Fraus, de São Paulo (SP). A apresentação será realizada às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Barão de Cotegipe, s/n, ao lado do Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva — antigo Feira Tênis Clube).
O evento, que é gratuito e aberto ao público, integra a temporada 2025 do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A mudança de local foi necessária em função das chuvas registradas na cidade nos últimos dias.
Celebração da fauna brasileira
O espetáculo “Bichos do Brasil” celebra a diversidade da fauna nacional por meio de uma combinação de bonecos, música e coreografia, recriando o ambiente das florestas de forma poética e sensorial. Diferente das fábulas tradicionais, que “humanizam” os animais, a montagem valoriza os elementos da natureza e suas influências sobre a cultura popular.
Com 50 minutos de duração e classificação livre, a peça convida o público de todas as idades a vivenciar uma experiência artística envolvente, repleta de sons e imagens inspiradas no bioma brasileiro.
Companhia com quase quatro décadas de história
Com quase 40 anos de trajetória, a Pia Fraus é reconhecida nacionalmente por integrar diferentes linguagens artísticas — teatro, dança, artes plásticas, circo e teatro de bonecos — em um estilo próprio, marcado pela pesquisa e inovação estética.
Democratização do acesso à cultura
O programa Diversão em Cena foi criado há 15 anos pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, oferecendo espetáculos gratuitos ou a preços populares em diversas cidades brasileiras. Mais de 1 milhão de pessoas já participaram das apresentações em estados como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
“Garantir o acesso democrático à cultura é assegurar um direito fundamental e promover um desenvolvimento social mais justo, fortalecendo pessoas e comunidades por meio da arte e do conhecimento”, destacou Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
“Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados”, afirmou Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.
A apresentação em Feira de Santana é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, através da ArcelorMittal e Belgo Arames, e apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A realização é da Lima Produções Culturais e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
