
A etapa feirense do Campeonato Baiano de Team Penning, que corresponde à quinta e última fase do certame, foi iniciada na noite desta quinta-feira, 11, na pista do Parque de Exposição João Martins da Silva. O título vai ser decidido no domingo; as provas serão iniciadas às 8h, quando também vai acontecer a grande final da competição.
Mais de 200 atletas se inscreveram para participar da etapa, que terá premiação de R$ 100 mil. O mesmo valor será destinado ao trio vencedor do Baiano. Na primeira noite de disputas, foram realizadas sete baterias. Outras oito acontecerão na sexta-feira e 17 estão previstas para o sábado. Ocorrerão disputas nas categorias integração, aberta, feminina e infantil.
Será um dia de festa para os admiradores e praticantes deste esporte, que consiste na apartação de três reses de um rebanho de 30 cabeças numeradas. Um painel informa ao trio de vaqueiros quais são as reses que deverão ser levadas para um curral em até um minuto.
As outras quatro etapas foram disputadas em Santo Antônio de Jesus, Coração de Maria, no distrito de São Simão, em Ipirá, e em Santo Estêvão. Para Gabriel Marques, que coordena a CBTM, que organiza a competição, a etapa feirense é especial. “A pista de Feira é a melhor do circuito. É chamada pelos competidores de Maracanã do Team Penning”. A prova faz parte da programação oficial da 46ª Expofeira.
Ele salienta que é um esporte não violento e que não causa dor nos animais – garrotes e cavalos – porque chicotes ou esporas não são usados. Os competidores devem ter técnica apurada para fazer as manobras corretas e prender os animais no menor tempo. Requer técnica apurada e trabalho em equipe, principalmente.
Um trio forma as equipes. Entretanto, é permitida a participação de um mesmo competidor em mais de uma formação, desde que a pessoa pague os valores das senhas, que são de R$ 25.