Trecho do viaduto do Cajueiro até o bairro Cidade Nova, tem obra orçada em R$ 179,42 milhões, prevê a duplicação de 7,2KM , incluindo a construção de três viadutos, cinco passarelas e marginais à esquerda e à direita

O ministro dos transportes, Renan Filho, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito José Ronaldo de Carvalho, deputado federal Zé Neto e demais autoridades, assinou, nesta segunda-feira (19), durante evento na cidade de Feira de Santana, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de duplicação do contorno norte e leste de Feira de Santana.
A intervenção, orçada em R$ 179,42 milhões, prevê a duplicação de 7,2 quilômetros da BR-324, incluindo a construção de marginais à esquerda e à direita, cinco passarelas e três viadutos.

O governador ressaltou o alinhamento prévio feito entre as gestões federal, estadual e municipal sobre as obras em Feira de Santana. “O objetivo é concluir a terceira etapa do anel de contorno, beneficiando quem é de Feira, quem tem que passar por Feira. Em época de festa, de feriado, também, reduzindo os transtornos na viagem. E é um projeto que tem afinidade com a cidade, com os moradores de Feira, com paisagismo, drenagem, ciclovia. Tudo isso trará autoestima para o município”, destacou.
O ministro também anunciou a duplicação de trechos da BR-101, que contempla a divisa da Bahia com Sergipe e da Bahia com o Espírito Santo, assinando ordem de serviço para início das obras. A expectativa, para Renan Filho, é de que a duplicação dos trechos melhore também o tráfego externo de Feira de Santana, considerada uma cidade estratégica, por interligar o litoral baiano a estados como o Piauí e o Maranhão.
“Será um ganho para todo o Nordeste, porque é uma obra de efeito cascata. Você agiliza a vida de quem mora em Feira de Santana, obviamente, mas melhora também o acesso a Sergipe, a Pernambuco, Alagoas, porque todo mundo que usa a BR-101 e a BR-116 verá melhorias e o desenvolvimento para Bahia e para o Nordeste brasileiro”, disse.
Gestão das rodovias
A mudança na gestão das rodovias ocorre, após o fim do contrato com a concessionária ViaBahia, em abril deste ano. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiu, desde o último dia 15 de maio, a conservação, manutenção e operação da BR-324 e da BR-116 pelos próximos 12 meses, quando será aberta uma nova licitação para gestão das rodovias. Até a mudança, os trechos serão mantidos sem pagamento de pedágio.