Com atuação em 22 municípios e mais de 300 colaboradores, o Laboratório Análise realiza cerca de 3 milhões de exames por ano

Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, destaca-se como um dos principais polos de saúde do estado. Ao longo dos anos, a cidade passou por transformações significativas na área da saúde, tornando-se uma referência para o interior baiano. Há 44 anos em atividade, o Laboratório Análise tem contribuído para esse crescimento. Com uma história marcada por inovação, qualidade e compromisso com a comunidade, o laboratório fortalece a estrutura de saúde local e atrai pacientes de toda a região.
A cidade já foi um local de onde os pacientes frequentemente buscavam a capital, Salvador, para atendimento de saúde especializado. Contudo, conforme relata Eduardo Borges, diretor administrativo do Laboratório Análise: “A área de saúde de Feira de Santana passou por épocas em que foi pouco valorizada, isso há algumas décadas. Imagino que isso já ficou bem para trás… nós tínhamos uma quantidade de público, não só de Feira de Santana, mas de todo o interior, que tinha Salvador como base para a área de saúde. Mas, de uns 30 anos para cá, acredito que Feira de Santana já tenha superado totalmente essa questão”.
Com o avanço de suas instituições de saúde, o município vem se consolidando como um centro de excelência na medicina. O Dr. Marcelo Villar Soares, diretor-geral do Grupo Análise, ressalta: “Feira de Santana hoje não perde absolutamente nada, em nenhuma especialidade, para a capital baiana. Nós temos aqui equipes de excelência, nomes consagrados nacionalmente. E a cada dia chega mais gente capacitada para Feira de Santana”. Esse crescimento reflete-se nas diversas clínicas e hospitais, que apresentam padrões modernos de atendimento e infraestrutura, consolidando a cidade como um centro de referência no Nordeste.
Fundado no Chico do Morro Center, no centro da cidade, o laboratório hoje possui uma sede moderna e equipada no Edifício Sawaya, na Avenida Getúlio Vargas. Com uma equipe de mais de 300 funcionários, o Grupo Análise realiza cerca de 3 milhões de exames anualmente. “Uma empresa que faz mais de 3 milhões de exames por ano, exames de excelência. Uma empresa que foi a primeira do interior a obter o certificado ISO 9001”, comenta Dr. Jolival Alves Soares, fundador e presidente do Grupo Análise.
Com atuação em 22 municípios da Bahia — Feira de Santana e mais 21 — o Análise se expandiu, levando seu modelo de qualidade a diferentes localidades. Essa expansão também se alinha ao comprometimento com a comunidade, algo que a empresa valoriza em todas as cidades onde atua. “Uma empresa que apoia muito a cultura, esporte e lazer na cidade, em todas as cidades onde estamos e que tem um tratamento diferenciado com seus colaboradores. O Análise é uma escola de bons profissionais. Uma escola, inclusive, que exporta profissionais para toda a área de saúde. E nós ficamos felizes com isso também”, pontua Eduardo Borges.
À frente da empresa estão o Dr. Marcelo Villar Soares, diretor-geral e filho do fundador e atual presidente, Dr. Jolival Alves Soares, e o diretor administrativo Eduardo Borges. O Laboratório Análise, que completará 45 anos em 2025, segue inovando e ampliando seus serviços. A trajetória de sucesso do laboratório reforça a posição de Feira de Santana como um polo de saúde e em constante crescimento, beneficiando não apenas a cidade, mas toda a região.