O encontro promoveu uma imersão em temas relevantes para a gestão pública e a cidadania

A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia reuniu, na manhã desta segunda-feira (24), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), profissionais e interessados no papel das ouvidorias em um evento especial, que marcou o início das atividades da Turma II da 2ª edição do Curso de Formação de Ouvidores e a celebração ao Dia Nacional do Ouvidor e da Ouvidora, comemorado em 16 de março. O encontro reuniu 130 pessoas para uma verdadeira imersão em temas relevantes para a gestão pública e a cidadania.
“Já fizemos duas turmas em 2023. Vamos fazer até dezembro. Então, trabalhar com ouvidores especializados dentro da rede OGE é um desafio, porque cada ouvidoria especializada tem sua singularidade e, nesse sentido, estamos falando de atendimento, da ouvidoria para políticas públicas específicas”, acrescentou a professora da Escola de Administração da UFBA e coordenadora geral do curso na OGE, Elizabeth Matos.
O evento contou com a abertura oficial do curso que segue até maio, com a presença de autoridades como a Ouvidora-Geral do Estado, Arany Santana, o diretor administrativo da Secom, Renato Linhares, a diretora administrativa do Instituto Anísio Teixeira, Edvoneide Sampaio Jones, e a professora da UFBA e coordenadora do curso de formação de ouvidores Elizabeth Matos. A ouvidora do hospital Roberto Santos, Rubi Sousa apresentou um cordel, além disso uma palestra magna com o tema “LAI e LGPD: desafios e possibilidades no contexto das ouvidorias”, foi ministrada pelo procurador do Estado, Ubenilson Colombiano.
“É fundamental a formação de ouvintes e ouvidores, pois isso qualifica aqueles que estão na linha de frente, fazendo a ponte entre o cidadão e os órgãos do Governo do Estado. Esse investimento é de extrema importância para nós, pois fortalece a parceria com a Saeb e com a Universidade Federal da Bahia, com professores altamente qualificados. Eles vêm contribuindo para o fortalecimento do papel do ouvidor no cotidiano, em cada espaço, em cada órgão e em cada secretaria. Isso facilita um diálogo claro e honesto entre o cidadão e os órgãos do governo estadual”, acrescentou a ouvidora-geral, Arany Santana. O evento foi encerrado com o Coral da Polícia Militar da Bahia.
O curso
O Curso de Formação de Ouvidores integra a Política de Valorização e Desenvolvimento do Servidor Público. A capacitação abre a possibilidade de alinhamento da rede e socialização de boas práticas, a melhor utilização dos instrumentos de ouvidoria e o estabelecimento de um patamar mínimo de padronização da função. A iniciativa é uma realização da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria da Administração da Bahia, por meio da Universidade Corporativa do Servidor. A qualificação é ministrada e certificada pela UFBA.
Para a ouvidora do SUS, Taís Tupinambá, “essa é uma estratégia muito positiva adotada pela Ouvidoria no sentido de fortalecer a atuação desses ouvidores e ouvidoras no seu cotidiano laboral. E além de promover algo que eu acho fundamental, que é o fortalecimento da rede a partir da união, da troca de experiências, isso traz uma unicidade para o grupo que é fundamental, para o nosso dia a dia, para nos fortalecer no nosso cotidiano”. Já a ouvidora titular da Secretaria de Cultura (Secult-BA), Daniela Ferreira, participará pela primeira vez e não escondeu a expectativa em se atualizar na área. “Tenho uma grande expectativa, considerando que eu estou nesse cargo há um tempo e quero muito conhecimento, me atualizar na área. Porque a gente sabe que é um cargo muito dinâmico que tá o tempo todo em movimentação, com novos entendimentos, novos conceitos para a gente atender melhor o cidadão”, pontuou Daniela.