Artista nigeriana Nyancho NwaNri traz olhar sobre espiritualidade e memória africana para Salvador no último ciclo da Residência Vila Sul 

Com obras já exibidas na África, Europa, Ásia e EUA, Nyancho conecta Salvador ao circuito global de arte contemporânea

Foto: Divulgação

A cidade de Salvador recebe, nesta semana, o terceiro e último ciclo da Residência Vila Sul 2025, promovida pelo Goethe-Institut. Entre os quatro artistas selecionados está a nigeriana-gambiana Nyancho NwaNri, fotógrafa, documentarista e educadora reconhecida internacionalmente por seu trabalho sobre identidade, memória, espiritualidade e questões ambientais.

Durante os dois meses de imersão, NwaNri pretende dialogar com guardiões da cultura, líderes comunitários e artistas locais para aprofundar sua pesquisa sobre tradições e memórias coletivas. “Estou ansiosa para colaborar com diferentes atores culturais em Salvador e explorar as interseções das tradições e espiritualidades indígenas e afrodescendentes, buscando caminhos que inspirem relações mais harmônicas com o meio ambiente e um futuro mais sustentável”, afirma a artista.

Foto: Divulgação

Com trajetória marcada pela investigação das espiritualidades africanas e das culturas tradicionais, NwaNri já exibiu seus trabalhos em instituições de prestígio como o Zeitz Museum of Contemporary African Art (África do Sul), o Hong-gah Museum (Taiwan) e a Bienal de Bamako (Mali). Seu olhar documental também ganhou espaço em veículos como The New York Times, The Guardian, Aljazeera e Reuters, onde foi indicada ao prêmio Journalist of the Year em 2022. Atualmente, integra o time de colaboradores da National Geographic.

Reconhecida por unir arte e ativismo, a artista acumula prêmios e residências internacionais, além de dedicar-se à formação de novas gerações de criadores visuais em diversos países africanos. Sua participação na Residência Vila Sul reforça Salvador como um ponto de encontro do sul global, onde experiências afro-indígenas se conectam e fortalecem diálogos artísticos e espirituais de impacto internacional.

Sobre o Goethe-Institut
Conectamos pessoas em todo o mundo. Como instituto cultural oficial da Alemanha, promovemos o intercâmbio cultural, a educação e os discursos sociais em contexto internacional, assim como apoiamos o ensino e a aprendizagem do idioma alemão. Juntamente com nossos parceiros locais, voltamos nossa atenção para oportunidades e desafios globais e trazemos diferentes perspectivas para um diálogo de confiança. Consideramos a escuta e a reflexão como chaves para o entendimento. Presentes em 98 países, com 151 unidades, atuamos em Salvador, Bahia desde 1962. O Goethe-Institut Salvador-Bahia organiza e apoia uma ampla gama de eventos culturais para apresentar a cultura alemã no exterior e promover o intercâmbio intercultural. Nosso programa de residência internacional Vila Sul recebe artistas e especialistas renomados de todo o mundo que trabalham com temas particularmente relevantes para os países do chamado “Sul Global”.

Leia também

Em destaque