Com apresentação do Fantasmão, Prefeitura encerra semana de serviços do Outubro Rosa em shopping

Foto: Bruno Concha

A banda Fantasmão animou o finalzinho da manhã desta sexta-feira (17) de quem participou da programação do Outubro Rosa voltada à saúde, prevenção e bem-estar das mulheres, no Shopping Center Lapa. A apresentação da banda de pagode marcou o encerramento da campanha, que desde a última segunda (13) contou com a realização gratuita de diversos serviços de saúde e empreendedorismo.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio das equipes do Multicentro Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Center Lapa.

Os serviços e orientações ocorreram em dois locais do centro de compras. No espaço Lapa Cultural (L3), foram disponibilizados serviços como vacinação, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição da pressão, teste de glicemia, planejamento familiar e atendimento com profissionais de nutrição, fisioterapia, medicina e serviço social, além de orientações voltadas ao público LGBTQIA+.

Já na Praça de Eventos (L1), o público contou com intervenções culturais, palestras e a Expo Mulher, que reuniu empreendedoras de áreas como artesanato, acessórios, canecas, crochê, entre outros projetos voltados ao protagonismo feminino.

“É muito importante essa campanha, porque alerta e conscientiza as mulheres, e os homens também, a estar se cuidando, a fazer a prevenção, que é muito importante. Que a nossa popularidade possa amplificar essa mensagem para muito mais pessoas. Durante toda a minha trajetória, algo que carrego é ser o porta-voz das pessoas, principalmente da periferia, pessoas que muitas vezes são marginalizadas. Eu me sinto muito bem e cada vez mais encorajado a continuar fazendo isso”, disse Edcity, vocalista do Fantasmão.

Jaciara Carvalho, 64, moradora do Cabula, aproveitou o último dia da iniciativa no Center Lapa para realizar todos os serviços possíveis. “Eu já aferi minha pressão, já estou com o meu encaminhamento para a mamografia, fiz o hemograma e recebi orientação de profissionais da saúde. É uma ação que deveria ter sempre. O atendimento aqui foi nota dez”, elogiou.

A dona de casa Cristiane Raquel, 44, complementou os cuidados que já tem com a saúde, por meio da prática de atividades físicas, com a orientação dos profissionais. “Fiquei sabendo através de uma amiga. Saí da academia e vim para cá. Eu sempre faço o exame. No ano passado eu não consegui, então contei com essa iniciativa para fazer este ano. É uma ação muito importante, principalmente agora que dependemos da regulação para conseguir uma vaga. Aqui, pelo menos, é muito mais fácil”, opinou.

Palestra – O público presente na Praça de Eventos também teve a oportunidade de assistir a uma palestra com informações importantes sobre a prevenção e os cuidados relacionados ao câncer de mama.

Gerente do Multicentro Carlos Gomes, Paloma Xavier falou sobre micropigmentação na mama. “É um procedimento novo que surge de uma parceria entre o poder público e a esfera civil. O projeto Face a Face com a Vitória nasceu de uma mulher que quis proporcionar, através do talento dela, a micropigmentação na reconstrução da aréola e da sobrancelha de mulheres que foram acometidas com o câncer de mama. O atendimento é feito apenas pelo SUS. Então, é uma parceria que vem para fomentar a rede pública de saúde”, disse.

Diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira fez uma avaliação da semana de autocuidado e prevenção. “Essa é uma parceria constante. Trabalhamos 365 dias pela erradicação da violência contra a mulher e neste Outubro Rosa fazemos toda uma alusão à necessidade do autocuidado, que também faz parte dessa frente e perpassa o tema da violência. Também enaltecemos o empreendedorismo feminino, então é um evento muito importante que fortalece a necessidade de trabalharmos em rede para o empoderamento feminino”, destacou.

Aline Sandes, diretora médica do Multicentro Carlos Gomes, aproveitou a ocasião para mostrar o quão completa é a unidade de saúde onde atua. “Nós temos diversos serviços, incluindo biópsia do nódulo ou de algo que o ultrassonografista possa detectar como suspeito. Nós temos mastologista, fazemos ultrassom de mama e também encaminhamos as mulheres para fazer a mamografia. Aproveitei para lembrar que o câncer de mama também acomete homens, então o nosso serviço também acolhe os homens”, afirmou.

Continuidade – A Campanha do Outubro Rosa segue durante todo o mês em outros espaços. Nos postos de saúde do município, a oferta de exames clínicos das mamas, preventivos e solicitações de mamografias foi ampliada. Além disso, neste sábado (18) ocorrerá o “Dia D” do Outubro Rosa, com serviços prestados nas unidades da Atenção Primária à Saúde, das 8h às 16h. 

Na ocasião, serão disponibilizados preventivos ginecológicos, avaliação das mamas, encaminhamentos para a mamografia, planejamento familiar, testes rápidos para ISTs e consultas. 

Leia também

Em destaque