
Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, a capital baiana sediará a segunda edição do Salvador Boat Show, evento realizado com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Especial do Mar (Semar). A iniciativa, que acontecerá na Bahia Marina, no Comércio, reforça a vocação náutica da Baía de Todos-os-Santos, a maior baía navegável do país e segunda do mundo.
Um dos maiores eventos náuticos da América do Sul, o Boat Show acontece também nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. “É um evento que vem crescendo de acordo com o desenvolvimento do potencial da economia azul. No ano passado, a estrutura comportava quatro estaleiros. Na edição deste ano, estaremos com 11 estaleiros, com uma estrutura maior. Esse é um Boat Show especial, com as embarcações dentro d’água, com a possibilidade de viver experiências, testando as embarcações para venda”, destaca a secretária do Mar, Duda Lomanto.
O Salvador Boat Show terá um circuito 360° sobre as águas, levando ao público estandes flutuantes das principais marcas náuticas. Além disso, movimenta a economia da cidade, principalmente nos setores de hotelaria, gastronomia e serviços.
Na última edição, o evento na capital baiana gerou uma movimentação de R$ 35 milhões em negócios. A previsão é de que este ano ocorra um aumento de 20% nesse valor.
“Tivemos 5 mil visitantes no ano passado. Nesse sentido, a expectativa é de que esse volume de visitantes aumente. Imaginamos ter mais jovens nesta edição. Cerca de 68% do público que frequenta o Boat Show é composto por profissionais liberais e empresários”, diz a secretária.
De acordo com a titular da pasta, a Semar trabalha para fomentar a cultura náutica em Salvador, transformando a capital baiana num polo regional do segmento. “Nossa expectativa é atrair um público diverso de apreciadores da náutica; que empresários do Nordeste não precisem ir para São Paulo comprar embarcações e venham comprar em Salvador. Por isso mesmo, a expectativa é grande. É um evento importante para a nossa cidade, que vai movimentar o turismo náutico e a economia, com geração de emprego e renda”, explica.
Para Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos, empresa responsável pela organização, a segunda edição consolida o Salvador Boat Show como uma plataforma estratégica para o desenvolvimento da cidade e a Baía de Todos-os-Santos, ao atrair estaleiros, fornecedores e serviços. “A estreia no ano passado mostrou que Salvador tem condições únicas de se firmar no mapa dos grandes eventos náuticos. Agora, queremos ir além, ampliar negócios, atrair mais visitantes e reforçar o impacto do setor na região”, afirma Thalita.
Com uma frota registrada de mais de 40,5 mil embarcações, a Bahia ocupa a sétima posição no ranking náutico brasileiro.
