
Maior evento da indústria da Bahia, a INDEX, que vai até esta sexta-feira (29), no Centro de Convenções Salvador, também está sendo um espaço para as empresas do interior do estado mostrarem seus trabalhos. A iniciativa, que é uma vitrine estratégica para pequenos e médios negócios, discute inovação, tendências e reúne mais de 300 expositores na capital baiana.
Pioneirismo feminino
O hidromel, bebida famosa entre os deuses da cultura nórdica, encontrou espaço na Bahia através da San’Mielle Hidromelaria, startup de Cruz das Almas dedicada à produção a partir de méis especiais de floradas naturais. Fundada em 2023, o negócio iniciou com a comercialização de 50 garrafas. Hoje a produção é de 400 litros – em torno de 800 garrafas – mensais. Este ano, a San’Mielle foi terceiro lugar na 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, na categoria “Gestão e Tecnologias Sustentáveis de Micro/Pequenas Indústrias”. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (27), durante a INDEX.
A ideia surgiu a partir do trabalho pioneiro de doutorado da CEO da marca, a engenheira agrônoma Samira Cavalcante, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O estudo produziu hidromel a partir do mel de abelha sem ferrão. No entanto, a matéria-prima ficou cara. Foi aí que a empresária voltou o seu olhar para uma dor dos apicultores: o mel cristalizado. “As pessoas acreditam que ele seja adulterado, mas isso não é verdade. É um processo químico do próprio mel. Compramos esse produto de associações e cooperativas certificadas, transformamos no hidromel e todo o resíduo gerado é destinado novamente para a UFRB a fim de gerar pesquisa na área de alimentação animal”, conta Samira. De acordo com ela, essa produção é uma conquista de todos os agricultores familiares que desenvolvem atividades da apicultura e melicultura no estado da Bahia. “Esse estudo é em função deles, em levar um produto de qualidade para a prateleira do consumidor”.
Moda e sustentabilidade
Da união de quatro irmãs, surgiu, há 19 anos, a Pétalas, empresa de moda praia e lingerie sediada em Vitória da Conquista. Com o sonho de empreender e gerar renda para a família, o negócio começou com apenas um modelo de calcinha, até alcançar uma grande diversidade de peças que utilizam tecnologias mais sustentáveis e mais de 5 mil revendedoras cadastradas.

“Nós temos amor por essa indústria, que surgiu na cozinha da casa de minha mãe, e hoje está aí, pelo Brasil inteiro”, conta a administradora e gestora da marca, Joana Rosa. Hoje, a marca fabrica 44 mil peças mensais. “Está sendo um prazer participar da INDEX, que une esse ecossistema e a indústria da nossa Bahia”, afirma.
Não é só fruta!
“Eu comecei muito pequena, meu carrinho auxiliar era uma fruteira velha de minha mãe”, conta a idealizadora da marca de cosméticos Juliage, Juliana Martins. Criada há 21 anos em Juazeiro, o pequeno negócio se tornou uma indústria que trabalha com beleza e autoestima, passando a comercializar mais de 50 tipos de produtos. O Blinde Stick, um bastão multifuncional que é protetor solar, base, corretivo e antirrugas, foi o primeiro, criado a partir de uma necessidade de Juliana de ter algo prático para o dia a dia. “A gente começou fazendo lotes de cem unidades, hoje eles têm 5 mil unidades”, explica. Há oito anos, o bastão é o item de maior recompra da marca.

Entre as novidades trazidas para a INDEX, o Hidramanga foi desenvolvido inspirado nas uvas e mangas do Vale do São Francisco. O produto conta com nanotecnologia para encapsular o Resveratrol e promover oito horas de hidratação. “Juazeiro não vende só frutas, tem cosméticos de alta qualidade também”, diz Juliana.
