“O Governo da Bahia se orgulha da transformação que está realizando na mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana. As obras do Tramo III, da Linha I do metrô, têm um significado importante para nós, não só pela questão da engenharia, desafios enfrentados com a pandemia, mas sobretudo pela representatividade e impacto que ela causa na população de uma das localidades mais populosas da capital. O Tramo III chega para oferecer economia, qualidade de vida e segurança a milhares de pessoas”, essa declaração foi feita pela presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento, na noite desta terça-feira (26), durante a entrega do prêmio InovaInfra, realizado no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.
A CTB foi reconhecida na categoria ‘Distinção em Engenharia de Infraestrutura’, pelas obras do Tramo III, executada em tempo recorde, com excelência e segurança, sendo a única obra de mobilidade do Brasil que não parou durante a pandemia da Covid-19. A premiação é realizada pela revista ‘O Empreiteiro’, está na sua 5° edição e é um reconhecimento para projetos inovadores aplicados em obras, protagonizados por empresas de engenharia que abraçam o espírito pioneiro da tecnologia.
O InovaInfra é um tributo à excelência e destaca realizações que ampliam os horizontes da engenharia e exploram novas fronteiras na aplicação de tecnologias revolucionárias. Na oportunidade, Ana Claudia apresentou o projeto, que recebeu um investimento de R$ 900 milhões do Governo da Bahia.
A presidente destacou números de execução da obra, como a geração de 1.200 empregos diretos, ampliação do sistema em 5 km, implantação de 9.3280 metros de trilhos, construção de duas novas estações, totalizando 14.500 metros quadrados, e dois terminais de integração de ônibus, sendo um deles um dos maiores do Brasil. Além disso, o Tramo III está integrado à Nova Rodoviária, criando um novo polo de desenvolvimento.