
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), realizará no dia 4 de novembro, das 9h às 11h, uma palestra voltada à inclusão de pessoas com epilepsia no mercado de trabalho. O evento, que ocorrerá na unidade do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no bairro do Comércio, será promovido em parceria com a Associação Baiana de Pessoas com Epilepsia, Familiares e Amigos (ABPEFA).
Com o tema “Trabalho Sem Barreiras: A Força da Inclusão da Pessoa com Epilepsia”, a palestra tem como público-alvo empregadores parceiros, gestores de Recursos Humanos e instituições interessadas em fortalecer práticas de inclusão produtiva. A atividade busca ampliar o conhecimento sobre a epilepsia, combater preconceitos e incentivar ambientes de trabalho mais diversos e acessíveis.
A gerente de Trabalho e Qualificação da Semdec, Cristiane Thomaz, destaca o compromisso da gestão municipal com a inclusão produtiva e o respeito à diversidade. “Esta iniciativa tem o objetivo de sensibilizar e informar os empregadores sobre a inclusão no mercado de trabalho, dissipar preconceitos e ampliar o conhecimento sobre o tema. A palestra também buscará fortalecer as práticas de responsabilidade social”, afirma.
“Ao abrir este espaço de diálogo, o Simm reafirma seu compromisso com a inclusão produtiva, reforçando o papel do trabalho como ferramenta essencial para a autonomia, a dignidade e o desenvolvimento humano”, acrescenta a gerente.
A presidente da ABPEFA, Alessandra Nascimento, pontua que a ação pretende despertar nas empresas uma visão mais inclusiva sobre a epilepsia. Ela será palestrante do evento. “O objetivo principal desta palestra é sensibilizar as empresas sobre a importância da contratação de pessoas com epilepsia, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho. Esperamos que este evento seja um momento de grande interação, no qual possamos contribuir para a conscientização sobre a epilepsia e a relevância da contratação de pessoas com essa condição”, explica.
