A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) realiza, neste sábado (30), atividade de encerramento em comemoração ao mês dedicado à pessoa com deficiência. O evento acontece na Faculdade Santa Casa (Pupileira), a partir das 8h, com oferta de serviços socioassistenciais, de saúde, jurídico e de autocuidado.
A programação faz parte do projeto Empreender é Com Elas, que vem proporcionando formação para mães de crianças, adolescentes e jovens com deficiência e mulheres com deficiência, e que contempla etapas de apoio, autoconhecimento, capacitação empreendedora e multiplicadores de conhecimento nas suas comunidades de atuação.
Na programação está prevista realização de missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Alexandre Oliveira, pároco da Igreja Nossa Senhora da Assunção, que contará também com as presenças do secretário Júnior Magalhães, e da vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos.
Até 12h, estarão disponíveis serviços públicos e de autocuidado, além de atividades lúdicas, ofertados pela Sempre e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador); Defensoria Pública, e organizações da sociedade civil parceiras.
A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destacou o olhar da gestão para as pessoas com deficiência na cidade. “Esse evento intersetorial é mais uma demonstração de uma gestão que cuida das pessoas, com olhar sensível e atento às necessidades do outro. É um momento de cuidar de quem cuida e oferecer a essas mães de crianças e jovens com deficiência um pouco de conforto, acolhimento e trocar de experiências. Reafirmo o nosso compromisso com a pauta da pessoa com deficiência e diálogo constante para entender e melhorar a qualidade de vida de vocês”, afirmou.
Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, as ações não se limitam ao mês de setembro e são realizadas ao longo de todo o ano. “Este mês realizamos um esforço ainda maior para efetuar iniciativas com o objetivo de garantir os direitos das pessoas com deficiência. Foram proporcionados momentos para troca de experiências, organizados seminários para divulgação de direitos, ofertados cursos para formação de profissionais, distribuídos materiais informativos, e mais uma série de atividades para conscientizar e formar a população. Mas o nosso trabalho não se encerra aqui, com essa feira de serviços e de autocuidado. Daremos continuidade diariamente a ações em benefício das pessoas com deficiência, com o intuito de formar uma sociedade mais inclusiva e acessível”, declarou.