Criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação dos espaços públicos da capital baiana, o projeto “Música na Praça & Cidadania” inicia nova temporada neste sábado (24), às 18h, com apresentação no Largo do Papagaio, na Ribeira.
A proposta utiliza a música como ferramenta de conscientização, promovendo diálogo com a comunidade sobre cidadania, convivência social e o uso correto dos espaços e equipamentos públicos, de forma leve, acessível e interativa, especialmente voltada para famílias e crianças. As apresentações são realizadas por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM), em formato minimalista.
O projeto teve início em 2023, com apresentações no Porto da Barra, e agora está sendo levado a outros locais. A ação tem previsão de acontecer duas vezes por mês, em datas e bairros que serão previamente informados nas redes sociais da GCM Salvador.
Um dos responsáveis pela iniciativa, o guarda Ubirajara Azevedo lembra que a música cria essa conexão entre as pessoas, facilitando o processo de conscientização. “Atuei por anos como supervisor nas praças de Salvador e pude observar muitas situações de vandalismo, uso inadequado dos equipamentos, dentre outras situações. Dessa forma, passei a atuar na conscientização da população a respeito da necessidade de conservação desses espaços públicos de nossa cidade, citando o prejuízo e o valor gasto nos reparos. E foi nesse contexto que decidimos criar e levar este projeto para as paradas da cidade”.
Segundo Azevedo, o objetivo é fomentar esse espírito de cidadania, lembrando que, quando os equipamentos são destruídos, quem perde é o próprio cidadão. “É preciso entender que a restauração custa tempo e dinheiro, os equipamentos demoram para retornar ao uso, e a praça ganha um aspecto feio. Então, tentamos criar essa conscientização de que o uso adequado preserva e garante os equipamentos para todos”, explica.

