Regeneração urbana, arquitetura adaptativa e lançamento de podcast marcam o segundo dia da Convenção Nacional AsBEA 2025

Foto: Divulgação

O segundo dia da Convenção Nacional AsBEA 2025 foi marcado por debates relevantes sobre o presente e o futuro das cidades brasileiras, reunindo especialistas de diferentes regiões e trajetórias em dois painéis que mobilizaram o público no Hotel da Bahia by Wish, em Salvador.

Pela manhã, o painel “Regeneração Urbana” promoveu uma discussão instigante sobre o papel da arquitetura na requalificação de territórios e na criação de espaços mais inclusivos e resilientes. Participaram do encontro Adriano Mascarenhas, diretor da Sotero Arquitetos; Nilton Vargas, sócio-diretor da Somauma; e Gisele Borges, presidente da AsBEA-MG. Em suas falas, os convidados compartilharam experiências de projetos que dialogam com o contexto urbano e social, reforçando a importância da escuta ativa e do planejamento estratégico para promover transformações sustentáveis.

À tarde, foi a vez do painel “Arquitetura Adaptativa”, que abordou as múltiplas respostas que o projeto arquitetônico pode oferecer diante das mudanças climáticas, transformações tecnológicas e novos modos de habitar. O debate contou com as participações de Sávio Jobim, diretor de Arquitetura da Architects Office; Douglas Tolaine, Leader CCC+R na Perkins & Will; e Danilo Batista, presidente da AsBEA-BR. O diálogo ressaltou a necessidade de práticas flexíveis e responsivas como caminho para uma arquitetura mais alinhada às demandas contemporâneas.

O segundo dia também ficou marcado pelo anúncio nos novos presidentes da AsBEA-Br, Ronaldo Martins (AsBEA- SC) como presidente e Gisele Borges (AsBEA- MG) como Vice-presidente no BIENIO  2026/27.

Foto: Divulgação

Outro destaque do dia foi o lançamento oficial do AsBEACast, o podcast da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Com estreia marcada durante a Convenção, a primeira temporada contará com 10 episódios que trarão conversas com alguns dos nomes mais expressivos da arquitetura nacional, explorando as nuances, os desafios e as possibilidades das cidades brasileiras. Com apresentação de Frank Caramelo e Karine Dattoli, o projeto reforça o compromisso da AsBEA com a difusão de conhecimento e o fortalecimento do diálogo entre profissionais, estudantes e a sociedade.

A Convenção Nacional AsBEA 2025 segue até 18 de outubro, reunindo temas essenciais para o futuro da arquitetura e da cidade no Brasil.

Leia também

Em destaque