A iniciativa busca garantir a segurança e a qualidade das instalações usadas como alternativas acessíveis para exercícios físicos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e o Conselho Regional de Educação Física (Cref-BA – 13ª Região) formalizaram uma parceria inédita, e irão assinar termo de colaboração técnica para fortalecer a fiscalização de equipamentos de academia ao ar livre. A iniciativa busca garantir a segurança e a qualidade dessas instalações amplamente utilizadas como alternativas acessíveis para a prática de exercícios físicos.
O projeto foi debatido em reunião entre o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, e o presidente do Cref-BA, Rogério Moura, ocorrida na última quarta-feira (17) na sede do Crea em Salvador. As instituições farão um levantamento conjunto do estado desses equipamentos, cujo relatório será entregue às Prefeituras de cada município. O projeto piloto irá acontecer na capital baiana.
Exercícios para todos – Alternativas acessíveis para quem busca se exercitar e melhorar o condicionamento físico, os equipamentos de academia ao ar livre já fazem parte da paisagem urbana de muitas cidades. Nas praças, ginásios, campos e quadras, geralmente gratuitas e abertas ao público, essas instalações proporcionam oportunidades de exercício para pessoas de todas as idades e níveis socioeconômicos.
Apesar de ser uma política pública urbana importante para o estímulo à saúde, a necessidade de fiscalização e manutenção das infraestruturas metálicas é fundamental para garantir que tais equipamentos estejam com as manutenções adequadas e para prevenir lesões nos usuários, como ferimentos e perfurações. Alguns acidentes, por vezes fatais, podem acontecer se medidas preventivas não estiverem em dias.
“Iremos fiscalizar a qualidade dos equipamentos, e fazer um levantamento com laudo através da câmara especializada de engenharia civil, em parceria com o fórum que o Conselho também faz parte, “A Cidade Também É Nossa” e apresentar à prefeitura. Vamos começar em Salvador e depois ampliar para o interior do Estado”, esclareceu o presidente do Crea-BA Joseval Carqueija.