Na segunda edição, o evento conquistou as crianças da Cidade Baixa
Bailarinas, feiticeiras, jogadores de futebol, ciganas, princesas, Homem Aranha, Batman e outros super-heróis. Estas foram algumas das fantasias escolhidas pela garotada que participaram da segunda edição do Iaô Bailinho Infantil, no sábado (10) e ontem (segunda – 12), na Fábrica Cultural, na Ribeira. O universo mágico do carnaval encantou as crianças, que, acompanhadas pelos responsáveis, se divertiram a tarde inteira com uma programação intensa de brincadeiras e jogos interativos, dança, fanfarra, confete e serpentina.
Um dos poucos eventos carnavalescos realizados fora do circuito oficial do carnaval, o Iaô Bailinho Infantil, projeto da Fábrica Cultural, se consolida no calendário do Carnaval de Salvador. Nos dois dias, a festa atraiu um público carente por eventos infantis na Cidade Baixa, uma das regiões mais populosas da capital baiana. Desta forma, o Iaô Bailinho cumpre o objetivo de incluir o público infantil em uma das festas mais tradicionais da capital baiana, com entrada gratuita e acompanhamento de monitores.
“Tô muito feliz de estar aqui. Vou tirar foto com os bonecos e com as caretas. Adorei, me diverti muito”, conta entusiasmado Guilherme de Jesus, de 8 anos. A mãe confirma a felicidade do filho em estar no evento. Vim no ano passado e volto de novo no ano que vem se tiver. É bom para quem não pode levar crianças pra avenida e aqui é pertinho de casa, grátis e tem muita segurança”, diz Lusiane de Jesus Pinto.
A Fábrica Cultural proporcionou dois dias inteiros de muita diversão para os pequenos foliões com oficinas de balão, apresentações musicais, banho de espuma, desfile de fantasias, karaokê, jogos de sinuca e totó. Na entrada da festa, o público foi recepcionado pelo Robozão, Batman, Rei Leão, Homem Aranha e personagens de desenho animado.
As tardes ficaram ainda mais divertidas com recreação e muita dança no pocket show da Tia Cris. Além dos brinquedos infláveis e os passeios no Trenzinho Iaô foram um dos mais concorridos pelos baixinhos. A festa foi encerrada com o Cortejo Iaô, animado pela Fanfarra Tia Cris, que percorreu a Fábrica Cultural.
“O Iaô bailinho infantil é um evento pensado com muito carinho e cuidado para as crianças e adolescentes da Península de Itapagipe, cidade baixa e de Salvador. Uma programação para todas as idades com brincadeiras lúdicas, animações, personagens infantis, brinquedos e música. Ver o sorriso de cada criança, adolescente e adultos presentes é ter certeza de que estamos no caminho certo e que o Iaô Bailinho Infantil é um sucesso”, afirma Silas Santos, coordenador do evento.
Para a Fábrica Cultural, a realização do projeto é também uma oportunidade de fomentar o turismo familiar na cidade de Salvador, expandindo a experiência turística no período do verão para além do Centro e Orla Marítima. As ações socioculturais também são pensadas para atrair o público de outras localidades e, assim, movimentar a Península de Itapagipe, trazendo benefícios para os fornecedores de produtos e serviços locais.
O Iaô Bailinho Infantil é uma realização da Fábrica Cultural e Rede Iaô, em parceria com a Rede CAMMPI. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur.