Programa municipal transforma casas em áreas mais necessitadas de Salvador
Na noite de segunda-feira (20), os habitantes de Vila Moisés e Conjunto ACM, situados na Estrada das Barreiras na região do Cabula, tiveram seu sonho realizado com a entrega de 160 casas reformadas pelo programa Morar Melhor. O prefeito Bruno Reis e outras autoridades foram responsáveis pela entrega dos imóveis renovados pelo programa municipal.
Durante a cerimônia, o líder da administração municipal destacou que o programa Morar Melhor possui a habilidade de elevar a autoconfiança dos moradores das regiões mais necessitadas, ao tornar realidade o desejo deles de possuir uma residência adequada. “Ver a felicidade dessas pessoas não tem preço. Elas não teriam condições de ter a casa reformada. E nada é mais importante para o cidadão do que a própria casa. Por isso, vamos continuar avançando com o programa”, declarou Reis.
Entre as inúmeras famílias agraciadas, encontra-se a de Lídia dos Santos, uma dona de casa de 66 anos que divide a residência com seu esposo, um idoso cadeirante de 82 anos, e um dos seus seis filhos. Lídia estava transbordando de felicidade com a reforma da casa, que anteriormente encontrava-se em uma condição bastante precária. Agora, o imóvel possui um novo telhado, pintura e reboco, além da reforma do banheiro com a instalação de louças sanitárias e até mesmo a construção de uma rampa de acesso para seu marido.
“Eu achei uma coisa maravilhosa, a mais linda do mundo. Não esperava um dia ver minha casa desse jeito. Aqui não tinha porta no quarto, muita infiltração, era muito papelão para tapar os cantinhos da parede. Hoje estou em um palácio!”, exclamou Lídia.
No início deste ano, houve um aumento no limite dos recursos destinados às melhorias das residências, passando de R$7 mil para R$11 mil. As intervenções realizadas são definidas em conjunto com os moradores e incluem serviços como reboco, pintura, recuperação ou substituição de telhado.
A comunidade em questão foi contemplada com o programa Morar Melhor pela segunda vez. Neste ano, o programa estendeu seus benefícios para habitações em áreas como Macaúbas, Nordeste de Amaralina, Plataforma, Nova Brasília de Valéria e Paripe. A expectativa é que até o final de 2023 sejam realizadas 8 mil reformas através do programa.