Iluminação sustentável e integrada à paisagem é destaque do Novotel Recife Marina

A área de estuário ao redor do complexo é uma zona ecologicamente sensível, e o cuidado com a iluminação foi um ponto chave para garantir que a fauna local não fosse perturbada

O Complexo Porto Novo Recife, localizado no bairro de São José, trouxe uma abordagem de iluminação e integração paisagística, destacando a importância da sustentabilidade e do respeito à biodiversidade local. Este projeto, que inclui o Hotel Marina Recife e o Expo Center, foi desenvolvido com um foco na preservação do ecossistema do estuário próximo e na criação de uma ambiência para os hóspedes.

A diretora criativa da Aviar Conceitos Criativos, Márcia Chamixaes, explica que o projeto de iluminação foi pensado para respeitar a fauna da região. “Sob o ponto de vista do paisagismo, utilizamos fontes de iluminação na área externa, em vez de na fachada, para minimizar o impacto na biodiversidade local”, diz. A área de estuário ao redor do complexo é uma zona ecologicamente sensível, e o cuidado com a iluminação foi um ponto para garantir que a fauna local não fosse perturbada.

“Toda intervenção e construção humana gera um impacto, seja ele positivo ou negativo. Em relação aos impactos que menos compreendemos ou sobre os quais temos menos controle, destacam-se os resíduos físicos, como a luminosidade, por exemplo, que pode alterar o relógio biológico de alguns animais. Durante o período noturno, a presença de luz artificial pode causar estresse, pois muitos vertebrados necessitam da ausência de luz para alcançar um relaxamento durante o sono. Portanto, é essencial considerar esses aspectos ao planejar e executar intervenções humanas no meio ambiente”, explica Maurício Dália, bacharel em Ciências Biológicas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além de priorizar a preservação ambiental, o projeto também se destacou pelo uso de sistemas de iluminação eficientes e de longa durabilidade. A escolha por fontes de LED, que oferecem uma iluminação direta em tonalidade branco quente, visa não apenas a eficiência energética, mas também o bem-estar dos hóspedes e a facilidade de manutenção. “A luz é utilizada como um fator de bem-estar, tanto para os seres humanos quanto para a biodiversidade da região”, afirma Márcia.

A iluminação além do sustentável

Para o biólogo, as decisões tomadas no design de iluminação do Novotel Recife Marina e Expo Center vão além do foco em sustentabilidade, destacando-se também pela atenção à biodiversidade local. “Isso reflete um ponto muitas vezes negligenciado no contexto do ESG (Environmental, Social and Governance). Frequentemente, o ‘E’, referente ao meio ambiente, não recebe a mesma atenção que o ‘S’ (social) e o ‘G’ (governança). Nesse caso, a estratégia adotada demonstra uma preocupação eficaz e detalhada com o componente ambiental do ESG, abordando um aspecto frequentemente menos trabalhado”, explica.

O especialista ainda destaca que as tecnologias utilizadas foram estratégicas do ponto de vista biológico da região. “Começando pela escolha da tecnologia, que visa tornar o consumo de energia mais sustentável, ou seja, reduzir o gasto energético. Isso se refere diretamente à sustentabilidade, com a diminuição do consumo de energia através do tipo de tecnologia utilizada, da quantidade de iluminação instalada, bem como do formato e disposição da distribuição luminosa. Além disso, as escolhas feitas no projeto de iluminação foram benéficas para a biodiversidade local”, conta Dália.

Patrimônio histórico e ambiental

O trabalho integrado com os escritórios JCL Arquitetos, Michaellis Arquitetos e Luiz Vieira Paisagismo foi essencial para o sucesso do projeto. “A iluminação da fachada foi planejada para harmonizar com a ambiência do bairro, utilizando fontes na cor amarela para evitar um contraste com os edifícios circundantes”, destaca Márcia. O bairro de São José, localizado no centro do Recife, abrange uma área de 3,26 quilômetros quadrados e, segundo o censo de 2010 do IBGE, abriga 8.688 moradores. Com suas edificações, becos e ruas estreitas, São José preserva o charme e a atmosfera do Recife Antigo, oferecendo um cenário rico em cultura e tradição. Com isso, a arquitetura do hotel e do centro de convenções, feitas em concreto, foi projetada para se integrar ao ambiente, criando uma conexão visual que valoriza a arquitetura do empreendimento sem destoar da paisagem noturna do centro do Recife.

A praça de acesso ao lobby, com iluminação up light e linhas de LED instaladas no piso, foi criada não apenas para receber visitantes, mas também para integrar a via pública à bacia do Pina, revelando uma paisagem. Internamente, o ambiente foi projetado para ser acolhedor e sofisticado, proporcionando a melhor experiência aos usuários e seguindo as diretrizes identitárias do grupo Accor.

“A iluminação projetada não apenas na orla, mas também nas áreas arborizadas da região, minimiza o estresse sobre as espécies que habitam essas áreas. Essa abordagem, portanto, não só promove a sustentabilidade, mas também foca na preservação da biodiversidade urbana”, comenta o biólogo.“O Complexo Porto Novo Recife representa um marco na combinação de sustentabilidade, design de iluminação e respeito ao patrimônio histórico e ambiental, criando um espaço que convida visitantes e moradores a explorar e apreciar a beleza e a cultura do Recife”, finaliza
Márcia.

Novotel Recife Marina

O hotel, que será operado pela Atrio, administradora da rede francesa Accor, faz parte do complexo Porto Novo Recife e integra hotel de 299 apartamentos de padrão quatro estrelas, uma marina e centro de convenções.

A marina do complexo, construída pela empresa espanhola M3 Marinas, sediada em Barcelona, possui capacidade para atracar até 200 barcos. A marina deve atrair adeptos do turismo náutico de diversas regiões do Brasil e do exterior.

O restaurante Bargaço, famoso pela culinária especializada em frutos do mar, vai inaugurar a nova operação Novotel, aproveitando localização e vista. Já o Recife Expo Center, primeiro centro de convenções da capital, integra o projeto e terá capacidade para até sete mil pessoas. Localizado nos armazéns 16 e 17, ao lado do hotel, o espaço para eventos está sendo erguido em uma área com cerca de oito mil metros quadrados. No total, foram investidos R$ 280 milhões.

Sobre a Aviar Conceitos Criativos

A Aviar é uma empresa de micro porte com sede em Recife, Pernambuco, e uma trajetória de três anos no mercado. Especializada na economia criativa, o negócio expandiu seu leque de atuação, indo além do desenvolvimento de projetos de arquitetura e iluminação para incluir também treinamentos e palestras em seu portfólio.

A administração e o planejamento estratégico da Aviar são conduzidos pela arquiteta Márcia Chamixaes, que possui 30 anos de atuação como designer de iluminação, com foco na concepção de soluções e na coordenação da equipe de desenvolvimento, sempre visando entregas rápidas e de alta qualidade, com o objetivo de atender a todos os envolvidos em sua cadeia produtiva.

Leia também

Em destaque