Prefeitura de Salvador lança projeto de revitalização da Avenida Centenário

Comunidades próximas serão beneficiadas por projeto de restauração da Avenida Centenário em Salvador

Av. Centenário em Salvador (Foto: Betto Jr./ Secom)

Bruno Reis (Foto: Betto Jr./ Secom)

Nesta segunda-feira (27), o prefeito Bruno Reis autorizou um projeto abrangente para restaurar e manter o canteiro central da Avenida Centenário em Salvador, que é uma das principais vias de tráfego da cidade. A iniciativa inclui a implementação de uma série de melhorias para benefício das comunidades próximas. Esta intervenção faz parte de um conjunto de ações lançado pela Prefeitura em comemoração ao 474º aniversário de Salvador.

Serão realizadas obras em um trecho de aproximadamente 2 km de extensão da Avenida Centenário, compreendido entre a rótula da Roça da Sabina e o Hospital Santo Amaro – Fundação José Silveira. O projeto tem um prazo de execução de seis meses e será financiado com um investimento superior a R$ 4 milhões.

A relação de equipamentos públicos incluídos no projeto abrange a instalação de 46 bancos metálicos, a construção de um micropalco, a marcação de uma pista para caminhada e corrida, a criação de quatro áreas para ginástica, três áreas para playground infantil, um espaço para animais de estimação, um quiosque destinado a atividades comerciais, um pergolado, banheiros públicos, escadas e corrimãos de proteção, além da instalação de iluminação pública em LED e o reforço da paisagem com o plantio de novas árvores.

“Essa foi a primeira avenida de vale de Salvador, construída em 1949. Em 2008, ela passou por intervenção com a cobertura do Rio dos Seixos. De lá para cá se passaram 14 anos e havia a necessidade de uma grande intervenção, como a que fizemos na avenida Milton Santos, na Sabino Silva e no Jardim Brasil”, destacou o prefeito.

O líder do governo local destacou que a Avenida Centenário é frequentemente utilizada pela população para atividades físicas, no entanto, atualmente, há uma carência de equipamentos e opções de lazer para os cidadãos. “Vamos ocupar essa avenida como um todo, trazendo para ela mais beleza e muito mais qualidade de vida para as pessoas. Temos feito um esforço grande para devolver a cidade ao cidadão”, completou o gestor.

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) foi a responsável pela elaboração do projeto de recuperação do canteiro central da Avenida Centenário. Segundo a presidente da FMLF, Tânia Scofield, a iniciativa foi desenvolvida com base nas solicitações dos próprios residentes das comunidades do Calabar e da Roça da Sabina, que pediram à Prefeitura uma infraestrutura adequada para atividades de lazer e entretenimento.

“Uma das novidades do projeto é que serão implantadas duas quadras para atender jovens e crianças que precisam de áreas de esporte e lazer”, explicou ela. Além das quadras, o canteiro central da via terá pavimentação em pedra portuguesa e piso intertravado, enquanto o meio-fio será em granito, material de mais qualidade e durabilidade.

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) será responsável pela execução de todo o projeto. Segundo o secretário Lázaro Jezler, a intervenção realizada na Avenida Centenário já tem muitos anos e o canteiro central foi deteriorando-se ao longo do tempo. Por essa razão, a área será revitalizada e repensada, para que as pessoas possam usá-la com mais segurança e comodidade.

Leia também

Em destaque