Presidente da Prima Empreendimentos recebe a Comenda 2 de Julho

A Prima Empreendimentos, comandada há 18 anos por Rubén Escartín, promove avanços no setor da construção e hotelaria com projetos reconhecidos no Brasil, marcados pela inovação e os princípios da sustentabilidade


O empresário espanhol/brasileiro Rubén Escartín, presidente da empresa brasileira com sede em Salvador/Bahia, a Prima Empreendimentos, recebe a mais elevada honraria do legislativo em reconhecimento à sua trajetória de destaque e aos significativos investimentos que têm contribuído para o desenvolvimento econômico da Bahia. A Comenda 2 de Julho é concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira 11/12, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e reuniu autoridades, empresários, membros da comunidade e imprensa. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP)

“Tomar a decisão de sair da Espanha, escolher a Bahia como a casa da Prima Empreendimentos e ter esse reconhecimento pelos frutos gerados é um momento de grande emoção. É com imenso orgulho e satisfação que me dedico ao progresso do Estado, por meio do desenvolvimento imobiliário e hoteleiro, gerando empregos para a população”, afirma Rubén Escartín.

Rubén Escartín comanda há 18 anos, a Prima Empreendimentos, incorporadora responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos, e pela promoção de avanços no setor da construção e hotelaria com projetos reconhecidos no Brasil, que trazem em comum a inovação e os princípios da sustentabilidade.

O empresário é graduado em Engenharia de Telecomunicações e possui mestrado em Administração de empresas pela Esade Business School, renomada escola empreendedora de Barcelona. Além da sólida formação acadêmica, também destaca-se por especializações em tecnologia, robótica, sistemas de controle de processos, automação e sistemas de gestão de plantas químicas e farmacêuticas.

Prima Empreendimentos

A Prima Empreendimentos é uma empresa brasileira, fundada por investidores espanhóis, voltada para o desenvolvimento imobiliário e turístico de alto luxo, que está em fase de expansão nos mercados em que atua e em busca de novos mercados.


No mercado imobiliário tudo começou com o lançamento do Torre Barcelona, no charmoso Corredor da Vitória, seu primeiro residencial entregue na capital baiana em 2010. Depois vieram os residenciais Horto Barcelona e Horto Parque Barcelona, no Horto Florestal. No momento está em fase de finalização o Morro Ipiranga Residence, no Morro Ipiranga, na Barra. Seu último lançamento, que está com as obras a todo vapor também no Horto Florestal, é o Sublime Horto House – o primeiro Triple A da Bahia com selo internacional de sustentabilidade Green Building Council. Agora já está preparando o mais novo lançamento, no Cidade Jardim.


No setor da hotelaria, a empresa trouxe para Salvador o Hotel Fasano, inaugurado em 2018, com um projeto audacioso de restauração do antigo prédio do jornal A Tarde, na Praça Castro Alves, que recebeu neste ano de 2023 o Prêmio Master Imobiliário, na categoria Retrofit – reconhecido como o maior do setor no Brasil. Já na vila de Baixio, no Litoral Norte da Bahia, a 120 quilômetros de Salvador, a Prima Empreendimentos é proprietária do Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe – que tem o SPA Chandra, o mesmo da rede Fasano –, e da Pousada de charme Aldeola que passou por um retrofit, sendo operados pela rede Slaviero de Hotéis.

Em Baixio, a incorporadora está desenvolvendo o maior destino turístico com investimento privado do Brasil. Além do Hotel Boutique & SPA, já foram entregues também um centro comercial e o condomínio Residencial Ponta de Inhambupe, com casas e apartamentos.

O projeto hoteleiro Lagunas de Baixio abrigará alguns projetos de hotelaria premium de alto luxo, como o novo hotel da marca Anantara Resorts & Spa, que será o primeiro nas Américas. A rede hoteleira, famosa por suas luxuosas unidades espalhadas pelo mundo, vai chamar o espaço de “Anantara Mamucabo Bahia Resort”. Também estão previstos dois hotéis de alto luxo, um beach club, heliponto, aeródromo e o Parque Timbah de ecoturismo. A expectativa é de que, em dez anos, sejam investidos R$ 5,2 bilhões no destino, o maior investimento turístico e imobiliário do Brasil, com previsão de geração de 10.750 empregos, até 2033.

Além disso, está sendo estudado, em parceria com incorporadores de São Paulo e Rio de Janeiro, o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários de alto luxo nas respectivas capitais.

Foto: Divulgação

Instituto Voar

O Instituto Voar foi idealizado com base nos princípios do valor, da oportunidade, do aprendizado e da responsabilidade. Desde sua fundação, a Prima tem o propósito de construir sociedades saudáveis baseadas no crescimento urbano sustentável, na diversidade e na inclusão social e econômica, principalmente com foco na qualificação profissional das comunidades de atuação.

Com sua expansão, o Voar tornou-se uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua em Baixio e em seu entorno com ações e projetos que tem beneficiado diretamente mais de 1500 pessoas. Os cursos profissionalizantes já formaram mais de 800 pessoas e somente em 2023 foram oferecidas 250 vagas para as áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, empreendedorismo e construção civil em parceria com o Sebrae, o Senac e a Setre-BA.

A economia local é apoiada especialmente pelo artesanato, desenvolvido através da cultura e matéria prima da região, e tem a Casa de Arte, um espaço de economia criativa e solidária disponível para todos os artesãos locais apresentarem seu trabalho e comercializar suas peças.

O Voar também inclui ações de valorização da identidade, cultura e esporte, voltadas para a capoeira e o futebol; para a cidadania ativa com a realização de aulas, oficinas e eventos diversos; para a educação ambiental direcionada a fauna marinha, em parceria com o Projeto Tamar, e para a consciência ecológica, por meio da Rede de Desenvolvimento Local Integrada e Sustentável de Baixio, em parceria com a Fecomércio-BA, o Sebrae, o Sesc, o Senac e a Setre.

Esta consolidação de iniciativas integradas faz com que a Bahia tenha de fato o potencial para se tornar um dos principais destinos turísticos sustentáveis do país e do mundo.

Prêmios 2023

No final de setembro, a Prima foi uma das empresas brasileiras e única do Nordeste a vencer o Prêmio Master Imobiliário 2023, reconhecido como o maior do setor, durante cerimônia em São Paulo. A incorporadora teve destaque na categoria “Empreendimento/Retrofit” com o case “Edifício A Tarde”, imóvel que atualmente abriga o Hotel Fasano Salvador. O icônico hotel está instalado neste prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – Ipac e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, na Praça Castro Alves, em Salvador.

No mesmo mês, o Horto Parque Barcelona com projeto assinado pelo conceituado arquiteto Antonio Caramelo, do escritório Caramelo Arquitetos Associados, foi o empreendimento escolhido como Ouro, na Categoria Fachada, do Prêmio Internacional Tile Brasil 2023. Com obras da Alia Empreendimentos – sócia da Prima no Horto Parque Barcelona, o residencial foi finalizado e entregue em junho deste ano, no bairro do Horto Florestal.

Já em maio, foi reconhecida como Empresa do Ano, no Prêmio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), a maior premiação do mercado imobiliário da Bahia e uma das mais consagradas do cenário nacional. Em 2019, a Ademi-BA reconheceu a Prima como “Empresa Revelação do Ano”.

A Prima chega até aqui com uma trajetória consolidada por grandiosos projetos imobiliários e turísticos em Salvador e na Bahia. Estes triunfos só reafirmam o compromisso em manter o padrão de excelência com foco em inovação e nos princípios da sustentabilidade.

Leia também

Em destaque