Protagonismo de cantoras e homenagem de Daniela Mercury para Preta e Gilberto Gil marcam penúltima noite do Expresso 2222

Por
*Ellias de Jesus

No palco, a força feminina dominou o line up com Ju Moraes, Banda Sambaiana e a participação das cantoras Rachel Reis, Marcia Castro, Nêssa e Sued Nunes

Ju Moraes e banda Sambaiana receberam convidadas no palco do Expresso 2222 / Foto: Ellias de Jesus

A noite desta segunda-feira, 12, penúltimo dia de Carnaval, foi uma das mais intensas e concorridas no Expresso 2222, o célebre QG carnavalesco da família Gil. As mulheres dominram o palco: Ju Moraes e Banda Sambaiana receberam as cantoras Rachel Reis, Marcia Castro, Nêssa e Sued Nunes, enquanto os sets eletrõnicos foram comandados pela residente Libre Ana e o DJ Ubunto.

A noite também rendeu homenagens da cantora Daniela Mercury para Preta Gil, uma das anfitriãs do camarote. Daniela pediu palmas pela recuperação da saúde de Preta, que recentemente venceu um câncer, e fez um dueto com a filha de Gilberto Gil no clássico O Canto da Cidade. “Você é uma mulher que me inspira e inspira outras pessoas a serem pessoas melhores”, reagiu Preta pela homenagem.

Homenagens para o pioneirismo de Gil, aos 50 anos do Ilê, o movimento negro e a luta contra o racismo também renderam um discurso contundente da artista em sua passagem com seu trio pela frente do Expresso 2222: “Eu me lembro muito bem quando Gil canta. Os pretos não entravam no Bahiano de Tênis, mas a partir desse movimento dos blocos afro, do sucesso dessas canções quando juntos (Daniela e Gilberto Gil), falando desses assuntos, trazendo à tona a exclusão e a invisibilidade de uma grande parte da população, isso tem mudado, mas ainda não é o bastante. Os pretos tem que tomar o poder, porque a retratação tem que acontecer não somente no Carnaval. O mundo inteiro tem que ser Wakanda”, disse Daniela em sua passagem em frente ao Expresso.

Entre os muitos famosos que marcaram presença no Camarote nesta segunda, estavam Ingrid Guimarães, Paulo Borges, Rita Batista, Ricardo Stuckert, Tina Calambar, o secretário de Cultura do município Pedro Tourinho, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, Eduardo Sodré, secretário do Meio Ambiente da Bahia, John Drops, Felipe Veloso, Hiago Arraes, Marcelo Checon, Samara Checon, Paulo Lessa, Fernando Torquatto, Raquel Dodge, Jorge Washington e muito mais.

Expresso se despede nesta terça

Nesta terça-feira, 13, o Expresso 2222 pega os trilhos da alegria rumo ao fim de mais um Carnaval grandioso. Em mais de 20 anos fincado no Circuito Dodô (Barra-Ondina), o camarote da família Gil já escreveu seu nome da história momesca. Basta lembrar que por lá passaram importantes nomes da arte nacional e personalidades internacionais como a Rainha Silvia, da Suécia, e o cantor Bon Jovi.

A despedida da folia momesca acontecerá sem a presença sempre irreverente de Preta Gil, que após dias intensos de folia anunciou, na madrugada desta terça, 13, que irá descansar por recomendação médica. “Meu corpinho pediu um descanso. Foram muitas emoções nos últimos dias”, disse a cantora que também agradeceu: “Obrigada a todes que passaram pela varanda e pelo camarote e me mandaram beijos e boas energias. Até 2025”.

Em 2025, o Expresso estará de volta sob comando de Fafa Giordano, produtora e irmã de Flora Gil, que por sua vez assumiu o posto de conselheira e curadora do Camarote. O Expresso 2222 tem patrocínio master do iFood. Também patrocinam o Camarote as marcas Elo, Natura, Solar Coca-cola, Tenys Pé Baruel e Diageo.

*Sob supervisão do editor Tonny Oliveira

LEIA TAMBÉM:

Preta Gil brilha em terceira noite de festa no Expresso 2222

Leia também

Em destaque