Workshop em Paris reúne cidades brasileiras para discutir desafios da eletromobilidade na América Latina
A cidade de Salvador, através da Prefeitura, está participando do Autonomy Mobility World Expo, um evento internacional focado em inovação e eletromobilidade, que está acontecendo nesta semana em Paris, na França. O diretor de Planejamento de Transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, está representando a cidade no evento, que reúne representantes de várias nacionalidades da área de eletromobilidade.
Durante um bate-papo na terça-feira (21), foi apresentado um panorama geral da mobilidade em Salvador, destacando o sucesso do BRT que tem se destacado nacionalmente na eletrificação do transporte público. A cidade é uma das pioneiras do país a incluir veículos totalmente elétricos em sua frota de transporte. Ademais, está em construção um terminal de eletrocarga em uma das principais regiões da cidade, que se tornará o maior do Brasil após a conclusão.
Durante o bate-papo, também foi discutido o Plano Cicloviário de Salvador, que encontra-se em fase final de elaboração com a realização de oficinas para a participação e consulta pública. A Secretaria de Mobilidade (Semob) está encarregada de produzir a primeira proposta do plano, contando com o apoio de instituições como o Banco Mundial, o Governo Britânico e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. A sociedade tem participado ativamente das oficinas, contribuindo para a elaboração do documento inicial. Ademais, foram apresentadas as ações previstas para os próximos anos no Plano de Mobilidade Sustentável de Salvador.
A administração de Salvador também participou de um workshop juntamente com as cidades de Curitiba e São José dos Campos para discutir os desafios da eletromobilidade na América Latina. Durante o evento, cada representante apresentou a experiência da sua cidade e discutiu as boas práticas e os obstáculos a serem superados para promover o avanço dessa temática. “Cada cidade teve a oportunidade de trazer suas perspectivas para que a gente pudesse alinhar e entender os desafios, dentro de um contexto um pouco parecido, para que pudéssemos definir estratégias para conseguir, em conjunto, o apoio de instituições internacionais ou parceiros privados que enxerguem esse cenário e possam ajudar trazendo soluções”, destacou Souza.
O gestor também informou que Salvador foi convidada para o evento por ser uma das cinco cidades brasileiras apoiadas pela Iniciativa TUMI e uma das vinte no mundo. Além disso, a cidade foi a primeira do Brasil a implementar soluções de eletromobilidade após receber o apoio de instituições internacionais conceituadas, como a Iniciativa TUMI, o C40 e o ICLEi, que fazem parte dessa rede. “Então estamos aqui para explicar um pouco os caminhos que fizemos para iniciar Salvador na eletromobilidade, uma vez que nossa cidade já tem sido reconhecida e destacada nesse contexto”, declarou Souza.
O Autonomy Mobility World Expo é considerado pelos especialistas da área como um evento líder em mobilidade do futuro, micromobilidade e cidades inteligentes. Seu objetivo principal é promover a eletromobilidade como meio de contribuir para a luta contra as mudanças climáticas e para a sustentabilidade do meio ambiente.