Empresa foi responsável pela entrega da metade dos 120 veículos entregues pela prefeitura de São Paulo na última quarta-feira (23)

A BYD, líder global em mobilidade elétrica e soluções sustentáveis para o transporte urbano, deu mais um importante passo em seu compromisso com a descarbonização da frota de São Paulo. Em cerimônia realizada pela Prefeitura na última quarta-feira, dia 23, na Praça Charles Miller, na Zona Oeste da capital, a empresa entregou 60 dos 120 novos ônibus elétricos destinados à cidade – todos do modelo D9W, com carroceria Caio. A iniciativa reforça o avanço de São Paulo rumo a uma mobilidade mais limpa, eficiente e alinhada às metas de melhoria da qualidade do ar.
“A entrega desses veículos representa um avanço importante na transição para uma mobilidade de baixa emissão e reafirma o compromisso da BYD com o desenvolvimento sustentável de São Paulo, a maior metrópole da América Latina, e do Brasil. Produzir localmente um dos chassis de ônibus mais tecnológicos do mundo é motivo de orgulho para a nossa companhia e reforça a contribuição efetivada BYD para um futuro mais verde e sustentável”, declara Bruno Paiva, diretor de Vendas de Ônibus e Caminhões da BYD Brasil. “Nosso foco é apoiar a transformação da mobilidade urbana com soluções sustentáveis que atendam às demandas ambientais e sociais do presente e do futuro.”
Com 12,98 metros de comprimento, os ônibus, do modelo BYD D9W, promovem uma economia significativa para operadores de transporte público. Com tempo médio de recarga de 2 a 3 horas em uma tomada de 380V, os veículos têm um consumo médio de energia eficiente, resultando em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a diesel. Projetado para atender longas jornadas diárias, o BYD D9W oferece uma autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para até 80 passageiros sentados.
Outro diferencial importante é o sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, reduzindo ainda mais o consumo geral. O design Low Entry elimina degraus, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a suspensão pneumática ajustável garante maior conforto e segurança tanto para passageiros quanto para operadores.
“Essa é uma conquista para a cidade de São Paulo, mais 120 ônibus elétricos, que deixam de consumir 35 mil litros de diesel por ano e representam 6.400 árvores anualmente. É um avanço muito importante para o meio ambiente, para diminuir as doenças respiratórias, para que possamos ter uma cidade cada dia melhor. Fico muito feliz pelas conquistas da nossa gestão, como chegar aos 841 veículos sustentáveis” afirmou Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, durante a celebração.
Com essa entrega, a cidade de São Paulo terá, ao todo, 183 ônibus elétricos exclusivos da BYD. No Brasil, o número supera 300 unidades. Os novos coletivos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e portas USB para carregamento de dispositivos móveis e são operados por cinco concessionárias em quatro regiões da cidade: Noroeste, Oeste, Sul e Norte.
Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou que, além dos benefícios para o meio ambiente, a nova frota elétrica também oferece melhor qualidade de vida para quem a conduz. “É um esforço enorme da administração em um investimento bastante alto, mas que vale muito a pena, por não gerar poluição, barulho, por melhorar a vida do passageiro e dos nossos motoristas, com um ônibus silencioso, novo, com wi-fi e ar-condicionado. Dirigir um ônibus elétrico além de dar mais conforto, garante uma condição muito melhor de trabalho do que dirigir um ônibus a diesel. Investir em ônibus novos também é pensar nesses profissionais”, destacou o prefeito.
Compromisso ambiental
Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel.
Há mais de 10 anos no Brasil, a BYD vem expandindo sua atuação com investimentos estratégicos na produção de ônibus e baterias. Em Campinas (SP), a empresa opera uma unidade para montagem de chassis, enquanto em Manaus (AM) possui uma fábrica dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio, atendendo à crescente demanda do mercado nacional.
Como greentech signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, a BYD se compromete com metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa. Entre suas missões está a de contribuir para a redução de 1°C na temperatura do planeta por meio de soluções sustentáveis.