Programação da Japan House São Paulo destaca palestra sobre a hospitalidade japonesa e feira de intercâmbio em setembro

A programação também oferece as tradicionais atividades literárias, Ciclo de Mangá e Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, oficinas para crianças, palestras sobre o universo da arte e mais

Foto: Divulgação

Em setembro, a programação da Japan House São Paulo oferece uma série de atividades, presenciais e virtuais, ligadas a temas como arte, literatura, hospitalidade, habitação, entre outros.

No dia 6 de setembro, às 10h30, a JHSP sediará um bate-papo especial em colaboração com a Taguchi Art Collection. O painel “Conhecendo o 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa e o Yokohama Museum of Art” destaca as coleções e atuações de dois importantes museus de arte contemporânea do Japão.

Em parceria com o projeto Study in Japan, a JHSP promove a “Feira de Estudos 2025” no dia 14 de setembro, voltada para estudantes interessados em realizar intercâmbio para o Japão. A programação inclui palestras híbridas e atividades presenciais com representantes de universidades e instituições educacionais japonesas, para que os interessados possam tirar suas dúvidas diretamente, além de trazer um panorama sobre a vida estudantil e os aspectos acadêmicos do país. Durante a feira também serão divulgados programas de intercâmbio para brasileiros e bolsas de estudo.

No dia 20 de setembro, às 10h, os visitantes poderão participar da “Experiência Habitares no Japão”. A atividade convida os participantes a conhecer e refletir sobre as diferentes formas de morar no Japão e inclui uma visita mediada pela exposição “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão”

Também inspirada na exposição em cartaz, a programação de setembro ainda apresenta a oficina infantil “Casa Cápsula para o futuro” no dia 21, com sessões às 11h e às 15h. A atividade convida os pequenos a imaginarem, criarem e construírem uma casa-cápsula para o futuro a partir de caixas de papelão e materiais recicláveis, refletindo sobre a vida em uma casa compacta, e soluções criativas para uma vida confortável, prática e sustentável no futuro.

Setembro também apresenta três eventos inéditos voltados para o segmento de gastronomia em comemoração aos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. No dia 22 de setembro, às 9h, a Japan House São Paulo realiza a palestra “Omotenashi // A arte da hospitalidade japonesa nos serviços de restaurante com Emi Hasegawa” para profissionais do setor.

Seguindo a série especial, nos dias 24 e 25 de setembro, a instituição promove a Experiência JHSP: Conexões Gastronômicas entre Japão e Brasil reunindo os renomados chefs brasileiros Alex Atala, André Saburó e Telma Shimizu com o celebrado chef japonês Zaiyu Hasegawa, em uma noite de experiências gastronômicas que celebram a história de cooperação cultural entre os dois países. 

Para os amantes da literatura, no dia 25 de setembro, às 19h, acontece mais uma edição do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, sob a mediação da diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e do editor da revista literária Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. 

Já em 27 de setembro, às 15h, o Ciclo de Mangá discute a obra “A Lanterna de Nix”, da aclamada mangaká Kan Takahama. Tendo como pano de fundo a Era Meiji (1868-1912), a história leva os leitores para a vida de Miyo, que, após adversidades, passa a trabalhar na loja de importados do Sr. Momotoshi, um dos poucos japoneses que tiveram contato com o ocidente em muitos anos e que carrega diversos mistérios consigo.

Foto: Divulgação

Encerrando a programação, no dia 28 de setembro, às 11h e às 14h, as crianças poderão criar suas próprias marmitas japonesas (ou obentô, em japonês) usando massinha de modelar na oficina infantil “Obentô de Massinha”, realizada com apoio da Hasbro. Durante a atividade, o time do Educativo da JHSP irá conduzir as crianças pelas diferentes formas e cores presentes na alimentação japonesa, enquanto os ajudam a preparar suas marmitas. A participação gratuita acontece mediante inscrição prévia pelo Hoppin.

O público ainda pode aproveitar a visita para conhecer a exposição “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, que destaca tecnologias e iniciativas e ideias inovadoras do Japão apresentadas em Osaka, evidenciando que a construção de uma sociedade sustentável passa por ações individuais. A mostra segue em cartaz até dia 28 de setembro, no segundo andar da JHSP.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 50 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.

Leia também

Em destaque