Sustentabilidade: projetores utilizados no Carnaval vão iluminar campos e quadras da capital

Projeto “Clareou, é Gol” busca melhorar iluminação de campos e quadras da capital baiana com tecnologia LED

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), que está vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), irá remanejar os 4.790 projetores em LED que foram instalados para o Carnaval deste ano. O projeto “Clareou, é Gol” visa modernizar a iluminação de espaços esportivos na cidade.

No momento atual, está sendo realizado o planejamento para escolher os primeiros 30 campos e quadras que serão modernizados. Além de melhorar a eficiência da iluminação, os projetores em LED utilizados no Carnaval contribuíram para a diminuição de 70% das ocorrências na área e reduziram o consumo de energia em mais da metade.

“No Carnaval anterior, foram mais de mil reclamações sobre a manutenção de iluminação. Este ano, esse número caiu para 300 ocorrências. Além disso, com os projetores 100% LED a economia no consumo foi de 60%. Isso mostra que a tecnologia do LED traz inúmeros benefícios para a comunidade e seguirá beneficiando, na modernização dos espaços esportivos de Salvador, levando eficiência para todos os campos e quadras da cidade”, diz o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães.

“Clareou, é Gol”

O projeto “Clareou, é Gol” surgiu em 2019 para incentivar a prática esportiva em horários alternativos, principalmente à noite, e tem como objetivo modernizar todo o mobiliário esportivo da capital baiana com a mais recente tecnologia em iluminação, que são os equipamentos em LED, proporcionando melhor qualidade de luz e redução de consumo.

O projeto foi elaborado em etapas, tendo sua primeira fase prevista para a reforma de 100 campos e quadras. No total, 112 equipamentos públicos foram reformados, com as obras concluídas em 2021. Em 2022, o projeto modernizou mais 65 campos e quadras, totalizando a instalação de 1.085 projetores em LED.

Leia também

Em destaque