As faces dos pisos

Os detalhes e especificações dos tipos laminados e LVT 

Foto: Sacada

Os pisos LVT, do inglês Luxury Vinyl Tile, feitos com produtos a base de PVC 100% reciclável, e os pisos laminados são uma alternativa para quem quer sair do lugar comum dos pisos de cerâmica e dar um ar diferente para ambientes internos. Igor Herrera, gerente da loja Decoran, nos ajuda a entender quais os tipos mais usados, o modo de aplicação e outros detalhes destas categorias de produtos. Confira:

Uma das distinções entre os dois tipos pisos, é que um é ideal para residências e outro para ambientes comerciais. A linha dedicada a áreas comerciais é mais resistente e por isso ideal para locais que registram alto fluxo de pessoas, como lojas, hotéis, escritórios, academias, etc.

Há também a diferença entre o tipo de material usado na fabricação, como o laminado e o vinílico.
Laminado – feito de madeira de MDF, tem a sua forma de aplicação em forma de click (encaixe) ou colado. Por se tratar de uma régua de madeira, em locais que tenham passagens para áreas úmidas, como banheiros, recomenda-se cuidado para que a água não escorra para piso.

Em sua instalação é utilizada uma manta acrílica entre o contrapiso e a régua de madeira com o objetivo de corrigir possíveis infiltrações e evitar o ruído ao pisar.

Vinílico – composto de polietileno, tem a vantagem de ser mais resistente. A sua aplicação se dá somente em forma de click (encaixe) e pode ser instalado sobre o contrapiso cimentado, granitos e mármores. Para os casos de aplicação sobre outros tipos de revestimentos como carpetes têxteis, carpetes de madeira e pisos laminados, estes devem ser removidos antes. Se o piso anterior for de cerâmica, os rejuntes devem estar sempre nivelados com massa de cimento visto que, se o acabamento for mal feito, poderá ocorrer o rejeito ao piso e a cerâmica estourar.

Para a instalação, tanto do piso laminado como o vinílico, o parâmetro de aplicação, por metro quadrado, comparando com as condições ideais (espaço sem móveis e obstáculos), a média de instalação é de 30 metros por dia.

A garantia oferecida pela maioria das fábricas desses materiais cobre apenas defeitos de estética apresentados na régua. Neste caso, deve-se ter atenção e observar, ainda antes da instalação do produto, se a peça está empenada, descascada ou manchada, por exemplo.

Os elementos relacionados ao acabamento dos pisos são os rodapés, os perfis (usados no encontro entre o piso de madeira e o piso de cerâmica) e as cantoneiras (ideais para os cantos dos móveis e das paredes).

Leia também

Em destaque